Fundamentos de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA DE ECONOMIA (INICIAL)

O QUE É ECONOMIA?

A economia é uma ciência social, tanto quanto a ciência política , a psicologia e a sociologia. Ela pode ser definida como o estudo da alocação (utilização) dos recursos escassos na produção de bens e serviços para a satisfação das necessidades ou dos desejos humanos.

Sua principal tarefa é descobrir como o mundo econômico funciona.Ou seja,ele analisa o funcionamento do sistema econômico. Em qualquer sociedade, o problema básico é alocar os recursos fixos e variáveis para atender aos desejos individuais e coletivos.

Nos locais que esses recursos são abundantes, o problema de alocação é trivial; onde os recursos são escassos, a alocação assume importância preponderante.

A economia trata do bem-estar do homem; pode-se tambémconceituar economia como a ciência da escassez ou das escolhas. Os elementos-chave da atividade econômica são: os recursos produtivos ; as técnicas de produção ( que transformam os recursos em bens e serviços); e as necessidades humanas.

O problema está centralizado no fato de que os recursos disponíveis ao homem para produzir bens e serviços são limitados, escassos, mas sua necessidade ou desejodesses bens e serviços varia e é insaciável. Para certos bens, como o ar, por exemplo,cuja quantidade existente é maior do que as necessidades, não há uma organização econômica para seu uso, uma vez que todos os desejos são satisfeitos sem esforço.

Por escassez entende-se a situação em que os recursos são limitados e podem ser utilizados de diferentes maneiras, de tal modo que devemos sacrificaruma coisa por outra, A seguir, apresentamos alguns exemplos de escassez que enfrentamos no nosso dia-a-dia:

• Você dispõe de uma quantidade limitada de dinheiro e decide ir ao supermercado. Lá, você tem que escolher entre comprar algumas unidades a mais de um produto e a menos de outro.

• Seu tempo também é limitado. Se você decidir ler um livro por duas horas, terá duas horas amenos para se dedicar a outras atividades, como por exemplo assistir um jogo de seu time preferido.

• No bairro em que você vive, a área geográfica é limitada. Se a prefeitura construir uma escola pública ou fazer um parque em uma determinada quadra,haverá uma quadra a menos para construção de apartamentos, escritórios ou mesmo uma fábrica.

• O empresário que possui uma máquinaimportada caríssima, capaz de produzir dois diferentes produtos tem que decidir qual deles irá produzir a mais ou a menos.

• Mesmo no plano nacional, se o governo federal decidir aplicar mais recursos do Tesouro Nacional para a defesa do país ( aviões de caça, porta-aviões, tanques bélicos etc,), restarão menos recursos para a educação e a saúde , por exemplo.

Por causa da escassez, as pessoas,as empresas e o governo enfrentam situações de difíceis escolhas: você deve decidir como gastar seu dinheiro ou tempo; a cidade, como utilizar seu espaço geográfico. O empresário, como melhor utilizar sua máquina, e o país deve decidir como utilizar seus recursos públicos escassos – se na defesa nacional ou na saúde e na educação.

As escolhas feitas pelos indivíduos , empresas ou governodeterminam, na verdade, as escolhas da sociedade, cuja essência deve responder a três questões: Que bens e serviços devem ser produzidos? Como eles devem ser produzidos? Quem os consome ?

RECURSOS OU FATORES (OS MEIOS) DE PRODUÇÃO

Para responder à primeira questão ( que bens e serviços devem ser produzidos), uma sociedade deve utilizar os recursos econômicos , também conhecidos como fatores(ou meios) de produção. Os recursos econômicos, que constituem a base de qualquer economia, são os meios utilizados pela sociedade para a produção de bens e serviços que irão satisfazer às necessidades humanas,

São três as características dos recursos econômicos:

1. Escassos – em sua quantidade (limitada), representados por uma situação na qual os recursos podem ser utilizados na...
tracking img