Fundamentos de economia capitulo 11

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Determinação da renda e do produto nacional: O lado Monetário

Conceito de Moeda: objeto aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas para o pagamento de bens e serviços. Economia de trocas: necessidade de dupla coincidência de desejos. Moeda mercadoria: forma mais primitiva de moeda na economia. Moeda metálica: originou-se da função de moeda dada aos metais preciosos e,depois, pela implementação da “cunhagem” da moeda. Papel-moeda: origem na moeda-papel, quando pessoas tinham ouro e guardavam em casas especiais que emitiam um certificado de depósito. Bancos comerciais privados: bancos passaram a emitir notas e recibos bancários que circulavam como moeda, dando origem ao papel-moeda..
Padrão-ouro: emissão do papel-moeda lastreado em ouro, que acabou se tornandoum obstáculo para a expansão das economias nacionais e comércio internacional. Moeda de curso-forçado: a partir de 1920, a emissão de moeda passou a ser livre. Bretton Woods (1944): regime de moeda lastreada, na qual o dólar americano passa a ser moeda internacional respeitando o padrão-ouro. Em 1971, foi suspenso o padrão-ouro e quase todas as moedas nacionais do mundo passaram a ser fiduciárias.Funções e tipos de moeda instrumento ou meio de trocas; denominador comum monetário; reserva de valor.
Tipos de moeda: moedas metálicas; papel-moeda; moeda escritural ou bancária. As duas primeiras são denominadas moedas manuais, por estarem em poder do público. Oferta da moeda: suprimento de moeda para atender às necessidades da coletividade.
Conceito de meios de pagamento: total de moedaà disposição do setor privado não bancário, de liquidez imediata. Liquidez: capacidade da moeda de ser um ativo prontamente disponível e aceito para diversas transações.
Os meios de pagamento são dados, tradicionalmente, pela soma da moeda em poder público mais os depósitos à vista nos bancos comerciais: meios de pagamento = moeda em poder público + depósitos à vista nos bancos comerciaisDesmonetização da Economia: diminuição da quantidade de moeda sobre o total de ativos financeiros decorrente de as pessoas procurar e se defender da inflação com aplicações financeiras que rendem juros. Monetização da Economia: com inflação baixa, as pessoas mantêm mais moeda que não rende juros em relação aos demais ativos financeiros. Grau de monetização ou desmonetização: M1/M4
Criação eDestruição de Moeda: se devem, respectivamente, devidos o aumento do volume de meios de pagamento ou quando se faz uma redução dos meios de pagamento. Oferta de Moeda pelo Banco Central: o BC regula o montante de moeda, crédito, taxas de juros e câmbio, de forma compatível com o nível de atividade econômica e o equilíbrio do balanço de pagamentos. Suas funções clássicas: execução da política monetária; bancoemissor; banco dos bancos; banco do governo; controle e regulamentação da oferta de moeda; execução da política cambial e administração do câmbio; fiscalização das instituições financeiras.
Instrumentos de política monetária: controle das emissões; depósitos compulsórios ou reservas obrigatórias; operações com mercado aberto; operações de redesconto. O BC afeta o fluxo da moeda pelaregulamentação desta e do crédito.
Oferta de moeda pelos bancos comerciais. O multiplicador monetário: partes dos depósitos à vista e compulsórios são guardados pelos bancos comerciais, o restante pode ser emprestado a seus clientes. Multiplicador de base monetária: a base é a soma da moeda em poder do público e das reservas bancárias. Fórmula: m=saldo dos meios de pagamento/saldo da base monetária.Demanda de moeda: quantidade de moeda que o setor privado não bancário retém, em média, seja com o público ou no cofre das empresas ou em depósitos nos bancos comerciais. Razões pelas quais se retém moeda: demanda de moeda para transações; demanda de moeda por precaução; demanda de moeda por especulação.
Taxa de juro nominal e taxa de juros real: medem, respectivamente, o preço pago a poupador...
tracking img