Fundamentos de economia capitulo 12

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos do comércio internacional: a teoria das vantagens comparativas
O principio das vantagens comparativas, base da Teoria Clássica do Comércio Internacional, sugere que casa país deva especializar-se na produção daquela mercadoria em que é relativamente mais eficiente (ou que tenha um custo relativamente menor). Essa será, portanto, a mercadoria a ser exportada. Por outro lado, essemesmo país deverá importar aqueles bens cuja produção implicar um custo relativamente maior (cuja produção é relativamente menos eficiente). Desse modo, explica-se a especialização dos países na produção de bens diferentes, com base na qual se concretiza o processo de troca entre eles.
Determinação da taxa de câmbio
Uma característica das relações econômicas internacionais é fato o de envolveremdiferentes unidades monetárias, nas transações realizadas. Quando dois países efetuam transações econômicas entre si, entram necessariamente em jogo duas moedas, exigindo que se fixe a relação de troca entre ambas, à qual se dá o nome de taxa de câmbio. A cotação da moeda estrangeira em termos da moeda nacional define a taxa de câmbio como a relação entre o valor de duas unidades monetárias,indicando o preço da moeda estrangeira em unidades de moeda nacional. Se uma mercadoria custa 10 euros, o importador brasileiro troco real por euros pela taxa de câmbio vigente; se esta for de 3.5R$/€, ele trocará 35 reais por 10 euros, com os quais poderá comprar a mercadoria desejada.
Taxa de câmbio e inflação
Dólar muito alto, os produtores e fabricantes preferem exportar e não vender para o Brasil,ao menos que ganhem o mesmo que vendendo em dólar.
Dólar muito baixo, os produtos nacionais ficam muito caros, o consumidor compra importado a preço baixo e os produtores não podem competir com outros países, principalmente por os impostos elevadíssimos que temos no Brasil.
Valorização cambial e inflação
A valorização cambial torna as importações mais baratas. São necessários menos reais paraadquirir os dólares com os quais se compram os produtos estrangeiros. A demanda por produtos importados aumenta na medida em que estes ficam mais baratos em reais.
Desvalorização cambial e inflação
Se a valorização cambial deixa as importações mais baratas, as exportações ficam mais caras. Os preços dos produtos nacionais tornam-se mais caros em dólar. Os importadores desembolsarão mais dólarespara adquirir produtos brasileiros. Podem, e normalmente o fazem, procurar outros lugares para comprar. Há, então, uma perda de competitividade das exportações devido à valorização cambial. Portanto, a valorização cambial incentiva as importações e prejudica as exportações, enquanto a desvalorização cambial provoca comportamento oposto.
Efeito da elevação da inflação interna sobre a taxa decâmbio
O aumento do nível de preços internos ocorrência da inflação provoca uma redução da taxa real de câmbio, ou seja, a taxa nominal permanece a mesma, mas com a inflação gera-se, internamente, uma queda no poder aquisitivo da moeda.
Em países com inflação crônica, ocorre um verdadeiro círculo vicioso. O aumento da inflação interna em relação à externa, isto é, da relação entre preços internos epreços externos, encarece os produtos nacionais relativamente aos estrangeiros, piorando o saldo comercial do país com o resto do mundo.
Para recuperar as exportações e inibir as importações, o governo desvaloriza o câmbio nominal. Embora desestimule, no geral, a compra de produtos importados, alguns produtos essenciais, como petróleo, não terão sua importação diminuída, mas apenas elevação deseu preço, em moeda nacional.
Isso provocará elevação dos custos de produção, que serão repassados aos preços finais, e temos então caracterizada uma inflação de custos. A relação entre preços internos e preços externos se eleva novamente, e o círculo vicioso continua.
Valorização real e valorização do câmbio
 Logo, a mesma quantidade de bens brasileiros passou a ser trocada por uma...
tracking img