Fundamentos de economia cap 12 repostas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Sobre taxas de câmbio:
a)Defina taxa de câmbio.
A taxa de câmbio é a medida de conversão da moeda nacional em moeda de outros países. Pode, também, ser definida como preço da moeda estrangeira(divisa) em termos de moeda nacional. Assim, 1 dólar pode custar 1,80 reais, 1 libra pode custar 2,50 reais.
b) Defina regime de câmbio fixo, regime de câmbio flutuante e flutuação suja.
Regime decâmbio fixo: ocorre quando o governo estabelece a taxa de câmbio, ou seja, estabelece quantos reais valem um dólar. Para tanto, o governo se compromete a comprar e vender qualquer quantidade da moedaestrangeira a taxa estabelecida.
Regime de câmbio flutuante: ocorre quando o governo não interfere no mercado de câmbio, de forma que a taxa é determinada pela oferta e pela demanda de divisas externas,estamos;
Regime de flutuação suja: Ocorre quando a taxa é determinada pelo mercado, mas governo interfere neste mercado, comprando e vendendo divisas de maneira estratégica no estabelecimento dataxa de câmbio (evitando, por exemplo, elevações e quedas abruptas da taxa de câmbio).
b)Qual a diferença entra variação nominal e variação real?
A Variação nominal da taxa de câmbio diz respeito àvariação da taxa em si, ou seja, o quanto à moeda nacional consegue comprar da moeda estrangeira, enquanto a variação real se refere aos termos de troca, isto é, o quanto o produto nacional ficou maisbarato para os consumidores estrangeiros e o quanto o produto estrangeiros ficaram mais caros em relação aos nacionais. Evidentemente, a diferença entre a variação nominal e a variação real deve-se ataxa de inflação líquida (inflação interna – inflação internacional).
2- Qual o efeito de uma política de valorização do real perante outras moedas:
a) Sobre o saldo da balança comercial (comercio demercadorias) ?
A valorização do real gera uma deterioração do saldo da balança comercial ao estimular as importações e desestimular as exportações.
b) Sobre a oferta e a demanda de divisas...
tracking img