Fundamentos da publicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos da publicidade
Nesta aula, você aprenderá sobre os fundamentos básicos da Publicidade e Propaganda e aspectos de planejamento e criação.


Introdução
Diferentemente de uma criança, um adulto não tem a mesma visão de idéias. Talvez seja porque uma pessoa adulta tenha diversas ocupações e não tenha tanto tempo para desenvolver idéias criativas e originais.

Com esta carga deinformações, muitas vezes nem é possível assimilar tudo. É possível que esta carga, que desde cedo é imposta, tenha força para nos inibir a criatividade, então nossocérebro se retrai e ficamos limitados. A comunicação e criatividade é o que faz girar o mundo.

Além destes fatores, existe ainda a acomodação. Muitas pessoas deixam de ter boas idéiassimplesmente por terem preguiça de pensar.
Oprocesso de criação consiste em utilizar nossa capacidade de pensar de forma razoável, para desenvolver meios de selecionar informações e de transformá-las em alguma coisa viva para nós e para os outros. A criação não pode ser ensinada, você deve desenvolver seu próprio estilo, pois cada mente é diferente uma da outra, tanto na forma de agir, como de pensar.

Para desenvolver uma propaganda énecessário também ter um bom contato com o cliente, pois é através dele que você irá iniciar o processo de criação, tentando obter o máximo de informação para criar, conforme lhe será pedido.

A palavra Publicidade significa no seu todo: divulgar; tornar público, e Propaganda compreende a idéia de implantar; de incutir uma idéia, uma ciência na mente alheia.

A publicidade é, sobretudo, um grandemeio de comunicação com a massa. Isso se deve pelo fato de a publicidade ser um meio de tornar conhecido um produto, um serviço ou uma firma, com o objetivo de despertar, na massa consumidora, o desejo pela coisa anunciada, ou criar prestígio ao anunciante.

Isto deve ser feito de maneira aberta, sem encobrir o nome e as intenções do anunciante, além de ter que visar o tipo de público que iráreceber a propaganda.
A Propaganda é uma técnica de comunicação de massa, com a finalidade de fornecer informações, desenvolver atitudes e provocar ações benéficas para o anunciante, geralmente para vender produtos ou serviços. A propaganda serve para realizar as tarefas de comunicação de massa com economia, velocidade e volume maiores que são obtidos através de quaisquer outros meios. Ela tem comofinalidade principal vender.

Atualmente usa-se o termo propaganda mesmo que esteja sendo incluída a Publicidade, porém é essencial que a Publicidade exista para resultar a Propaganda. A Publicidade não tem fins lucrativos e a Propaganda possui fins lucrativos.

A publicidade e a propaganda dependem de uma aproximação do centro de um problema, sentimento, de um impulso que torna possível que sedescubra o que há de simples, autêntico e fundo nesse centro, oferecendo o essencial para se criar.

Jamais alguém que trabalhe na área de Publicidade e Propaganda deve perder a visão do consumidor, pois ele é sua referência permanente. Se uma propaganda faz sucesso, seu produto irá vender bem, como conseqüência, porque a melhor descrição do mercado é aquela encarada a partir da ótica doconsumidor, não dos fabricantes.
No próximo tópico você verá algumas informações e quais as expectativas para a criação de peças publicitárias e propagandas.
Tópico 2 - Informações e Expectativas
Informações e Expectativas
Sendo principalmente um meio de promover vendas em massa, a publicidade visa três objetivos:
1) incutir uma idéia na mente da massa.
2) criar o desejo pelo produto anunciado.3) levar a massa ao ato da compra.
Para isso, a publicidade tem de interessar, persuadir, convencer e levar a ação, ou seja, tem de influir no comportamento das massas consumidoras.

A influência no pensamento de qualquer pessoa depende de alguns fatores que serão citados a seguir.

a) a natureza humana: as necessidades básicas, desejos e paixões que fazem agir o ente humano;
b) seus...
tracking img