Fundamentos contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Princípios da Contabilidade


Princípios contábeis são as regras em que se encontram todas as estruturas teóricas para a escrituração e análise contábil. Originaram-se da necessidade de seestabelecer um conjunto de preceitos, normas e procedimentos que não somente fossem utilizados como elementos disciplinadores do comportamento profissional, mas que permitissem aos demais usuários a fixaçãode padrões de comparabilidade e de credibilidade em função dos critérios adotados na elaboração dessas demonstrações.

São princípios mundiais:
- a Objetividade;
- a Materialidade (ouRelevância);
- o Conservadorismo (ou Prudência);
- a Consistência ou Uniformidade.

Os Princípios Contábeis adotados no Brasil foram estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade, por meio dasresoluções CFC 750/93 e CFC 774/94, as quais determinaram os seguintes princípios:

Entidade: Reconhece o patrimônio como objetivo da contabilidade.

Continuidade: São as diferenças, as situações pelasquais passa o patrimônio. A continuidade da contabilidade é um aspecto a ser observado cuidadosamente para que se tenha um controle da situação. Atenta à mutação quantitativa e qualitativa do patrimônio.Oportunidade: Refere-se, ao mesmo tempo, a um todo e a cada fase do patrimônio, determinando o que deve ser feito de imediato, independentemente do que possa ocorrer.

Registro: É através deleque se consignam as transações patrimoniais, para que se possa ter um controle desde o inicio do patrimônio, ou seja, desde os seus valores originais.

Atualização Monetária: Os efeitos da alteraçãodo poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis através do ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais. Este princípio foi revogadopela Res. CFC 1.282/10 após a criação do Plano Real, que vetou a correção monetária de balanços.

Competência: Tem o objetivo de decidir quando as alterações patrimoniais vão aumentar ou diminuir...
tracking img