Fundamentos contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Princípios Fundamentais da Contabilidade
Definem-se como os conceitos básicos que regem a constituição e formação das bases que guiam a profissão, bem como seus objetivos, capacitando a ciência aprestar uma informação estrutura para seus usuários.
Os Princípios são diferentes dos Objetivos. Vale ressaltar que Um objetivo é informar os usuários. O objeto é o patrimônio das entidades. (MARION,José Carlos. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Alínea, 2010).
Resumidamente, a Contabilidade é um colossal painel de indicadores que trata do gerenciamento de entidades em geral.

Listagem dosprincípios contábeis:
I – Princípio de Entidade: Foi o que deu início ao agrilhoamento do pensamento contábil e sua estrutura geral. E tem como características:
A – O patrimônio da entidade não seconfunde com o de seus sócios ou acionistas ou proprietário individual.
B – A contabilidade é mantida para a empresa como uma entidade identificada, registrando os fatos que afetam o seu patrimônio enão o de seus titulares, sócios ou acionistas.
este princípio afirma a autonomia patrimonial evidenciando que este não se confunde com aqueles de seu sócios ou proprietários, no caso de sociedades ouinstituições.
Robert Anthony, afirma que as entidades consolidadas não deixam de ser entidades contábeis, portanto, neste principio o entendimento é mais importante do que a declaração.
II – Princípiode Continuidade: É referido também como ambiental, já que se refere ao ambiente onde as entidades atuam e as formas de praticar o comércio.

a continuidade ou não da entidade, bem como sua vidadefinida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas.
pressupõe a continuidade indefinida das atividadesoperacionais de uma entidade até que hajam evidências ou indícios muito fortes em contrário. Por consequência, como as demonstrações financeiras são estáticas não podem e não devem ser desvinculadas de...
tracking img