Fundamento e metodologia do ensino de historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Usando o texto abaixo como referência, as equipes deverão escrever um texto, em que estejam contemplados os seguintes questionamentos: o que é historia, para que serve e por que ensinamos história nas escolas.

TEXTO PARA CONSULTA

A HISTÓRIA, HOJE EM DIA.
No novo dicionário Aurélio, ao se procurar o termo "história", encontramos muitos significados para a palavra. Entre uns quinzeenumerados, podemos destacar alguns que enfocam a história como: o passado da humanidade, o estudo desse mesmo passado, uma simples narração, uma "lorota", uma complicação, etc.
Como se percebe pelo primeiro capitulo, a história de que aqui tratamos está ligada aos dois primeiros sentidos mencionados e que colocam claramente a ambigüidade fundamental do termo: ele significa, ao mesmo tempo,os acontecimentos que se passaram e o estudo desses acontecimentos. Para contornar essa dificuldade, os historiadores às vezes acrescentam ao termo "história" o termo "acontecimento" ou "processo" (a história acontecimento ou história-processo), para designar seu primeiro sentido (os acontecimentos históricos), e o termo "conhecimento" (a história-conhecimento), para designar o segundo sentido (oconhecimento histórico).
A história acontecimento é a história do homem, visto como um ser social, vivendo em sociedade. E a história do processo de transformação das sociedades humanas, desde o seu aparecimento na terra até os dias em que estamos vivendo. Desde o início, portanto, pode-se tirar uma conclusão fundamental: quer saibamos ou não, quer aceitemos ou não, somos parte da história etemos então todos, desde que nascemos, uma ação concreta a desempenhar nela.
São os homens que fazem a história; mas, evidentemente, dentro das condições reais que encontramos já estabelecidas, e não dentro das condições ideais que sonhamos. Eis aí a razão de ser, a justificativa da história, em seu segundo sentido: o conhecimento histórico serve para nos fazer entender, junto com outrasformas de conhecimento, as condições de nossa realidade, tendo em vista o delineamento de nossa atuação na história.
Os dois sentidos da palavra estão, pois, estreitamente ligados: os acontecimentos históricos (a história-acontecimento) são o objeto de análise do conhecimento histórico (da história-conhecimento).
Numa extensão ampla dos dois sentidos, história seria então aquilo que aconteceu(com o homem, com a natureza, com o universo, enfim) e o estudo desses acontecimentos. Tudo tem sua história, pois sabemos que tudo se transforma o tempo todo. Mas aqui nos interessam principalmente as transformações das sociedades humanas.
O sentido mais difundido do termo é o primeiro, o de história acontecimento; a maior parte do tempo em que falamos em "história", referimo-nos, porexemplo; a "história da América", ou "às grandes figures da história". Mas aqui tratamos especificamente do segundo sentido, o de conhecimento histórico.
O que é a História e para que serve?
A função da história, desde seu início, foi a de fornecer à sociedade uma explicação de suas origens (ou seja, uma explicação genérica). A história se coloca hoje em dia cada vez mais próxima às outrasáreas do conhecimento que estudam o homem (a sociologia, a antropologia, a economia, a geografia, a psicologia, a demografia, etc.), procurando explicar a dimensão que o homem teve e tem em sociedade. Cada uma dessas áreas tem seu enfoque específico. Uma visão mais ampla e mais completa, entretanto, exige a cooperação entre as diversas áreas. Isso tem sido tentado pelos estudiosos com maior ou menorêxito, no chamado trabalho interdisciplinar, pois inclui diferentes disciplinas.
A história procura especificamente ver as transformações pelas quais passaram as sociedades humanas. A transformação é a essência da história; quem olhar para trás, na história de sua própria vida, compreenderá isso facilmente. Nós mudamos constantemente; isso é válido para o indivíduo e também é válido para a...
tracking img