As diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental, organização do trabalho doscente nos anos iniciais do ensino fundamental, fundamentos e metodologias do ensino de historia, fundamentos e metodologias do

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
trabalho acadêmico

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

LINE DIONES BATISTA DA SILVA















As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, Organização do Trabalho Doscente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Fundamentos e Metodologias do ensino de Historia, Fundamentos e Metodologias do ensino de Geografia,Fundamentos e Metodologias ddo Ensino Portugues.


















Rolim de Moura
2010




LINE DIONES BATISTA DA SILVA

















As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, Organização do Trabalho Doscente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Fundamentos e Metodologias do ensino de Historia, Fundamentos e Metodologias do ensino deGeografia, Fundamentos e Metodologias ddo Ensino Portugues.









Trabalho apresentado ao curso pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Supervisionado – 5º semestre.
Orientador: prof. . Josilaine B. R. Nascimento, edilaine Vagula, Cyntia simioni, eliane França, Juliana Fogaça.
Tutor eletrônico: Andressa Cerqueira Silva
Tutor de sala:Heleonice de Moura Silva


Rolim de Moura
2010



A postura do professor em sala de aula

A comunicação é aprincipal ferramenta de trabalho utilizada pelo professor, e isto é um fato que abrange um assunto muito grande acerca de como deve ser feita esta comunicação, de forma a atingir cada aluno, despertando nele um ser pensante e atuante.
Na realidade escolar encontramos alguns tipos de comunicadores, e estes por sua vez vem contribuir de forma positiva e muitas vezes negativa na formação do aluno.Podemos citar o exemplo do professor Tímido, que por ter dificuldades de se expressar, por medo e insegurança, acaba fazendo com que os alunos não entendam o conteúdo, e percam o interesse, assim eles não prestam atenção na aula, fazem o que querem, já que o professor não tem domínio de si próprio, não terá sobre a turma.
Temos o exemplo do professor egocêntrico que sempre acha que é o melhor, equer sempre ser o centro das atenções, tudo o que ele faz é ótimo, e isto pode incentivar os alunos a serem bons no que fazem, mas dependendo da situação pode diminuir o aluno, dando a ele um sentimento de inferioridade, e podendo até desestimulá-lo de ir ás aulas.
Já o professor /erudito quer também se aparecer falando difícil, utilizando palavras que os alunos não entendem e o pior é que nemsempre explica o significado para os alunos, e faz questão de mostrar que só ele é conhecedor do assunto, pois o aluno é um ser que necessita de total esclarecimento sobre o assunto que é estudado, se isso não acontece ele fica sem o que fazer e não conseguirá ter um rendimento nas atividades. Este professor deveria ajudar seus alunos e não ser tão áspero a ponto de não admitir nem interrupções econtestações.
Vemos também o professor Hipnotizador que se expressa de forma muito pausada e lenta, e isso pode irritar quem está ouvindo, fazendo com que em algumas situações a turma não preste nem atenção no que ele diz, por ser tão devagar. Mas este comportamento ás vezes faz com que a turma seja mais calma e tenha mais facilidade para refletir sobre as questões discutidas.
Então aparece oModesto que sempre tenta passar a impressão de que sabe sobre o assunto, mas se faz de coitado, e se diminui ao tentar se explicar, e isto é difícil para que o aluno consiga entender o que está acontecendo, já que o professor não consegue ter uma postura de educador, nem parece que ele também já foi aluno, e passou por este grande processo educacional até chegar onde está.
Um tipo de professor que...
tracking img