Como a filosofia do gerenciamento de projetos impacta positivamente as organizações de pequeno a médio porte.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Como a filosofia do gerenciamento de projetos impacta positivamente as organizações de pequeno a médio porte.

Diante de um cenário de constantes mudanças, evoluções tecnológicas e transformações políticas e econômicas, o gerenciamento de projetos vem-se consolidando como importante solução na gestão de qualquer organização, inclusive nas de pequeno e médio porte que procuram a todo o momentoaumentar a competitividade e sobreviver a essas constantes mudanças do mercado.
Essas empresas apresentam cada vez mais a necessidade de adotar e praticar a gestão de projetos, pois tal modelo apresenta foco estratégico no resultado, compreendendo a organização empresarial na sua totalidade, além de incrementar os retornos financeiros sobre o investimento, e definir mais claramente o objetivo daempresa, ao promover a integração e a coordenação dos diversos setores que a compõe.
Constatamos através de demonstrações na prática (estudos de caso), a necessidade da implantação do gerenciamento de projetos em empresas de pequeno e médio porte, a partir da análise dos meios e dos modos de implementar esse modelo.
Ao pesquisar em sites referenciais, como IBM e SEBRAE/SIGEOR, é possívelverificar que os temas relacionados às mudanças tecnológicas determinam a necessidade da inovação na administração de pequenos negócios, geralmente desfocados, com cultura familiar e rotinas enraizadas, resistentes à evolução, sem perceber a auto-exposição às vulnerabilidades do mercado competitivo, bem como as limitações ao aproveitamento das oportunidades que surgem no decorrer do tempo.
Deste modo,percebe-se que a implantação do gerenciamento de projetos nos pequenos e médios empreendimentos pode alavancar resultados financeiros em prazos definidos, além de mudar a cultura organizacional, incentivando o auto-aprendizado e a constante evolução por meio de ações criativas descentralizadas.
Da observação dos sites pesquisados, destacaram-se dois casos que ilustram os resultados do gerenciamentode projetos em pequenas e médias empresas:

- TV Anhanguera:

Fundada em 1963 a TV Anhanguera é uma emissora afiliada à Rede Globo de Televisão no Estado de Goiás, líder de audiência que atinge mais de 180 municípios. Com o intuito de aprimorar o desempenho nos negócios, a empresa definiu como meta dobrar o faturamento até o ano de 2010 com forte apoio em sistemas e metodologias. Para issodecidiu focar os planos na parte de tecnologia da informação com a consultoria da Datasul e IBM. O primeiro passo para pensar com maturidade nessa mudança de estratégia de mercado, por meio de investimento em tecnologia, aconteceu com a aquisição do software de ERP – Entreprise Resource Planning da Datasul. A partir da sua implementação a TV Anhanguera buscou outras soluções, como as da IBM Tivolipara monitoramento e gestão de inventário e o WebSphere Portal e Websphere Process Server para colaboração e arquitetura SOA (Service-Oriented Architecture), diminuindo o tempo de desenvolvimento de novos sistemas.
A IBM ainda ofereceu toda a consultoria na implementação de um modelo de TI baseado em BPM (Business Performance Management) o que proporcionou a integração total. Para melhor usufruirdo potencial da solução a TV Anhanguera capacitou seus funcionários nas novas tecnologias, conseguindo resultados mais efetivos.
Com a adoção dessa solução o primeiro resultado notado foi uma economia de 39% no custo e um aumento de 29% na produtividade que representam um retorno estimado no primeiro ano de R$ 240 mil.
A partir dos resultados a TV Anhanguera descobriu novas formas de aumentar acompetitividade e de facilitar sua entrada em mercados que até então não eram explorados.

- Projeto para a reparação e manutenção de equipamentos de informática e de escritório de empreendedores na cidade do Rio de Janeiro:

O público-alvo desse projeto são duzentos e cinqüenta micros e pequenas empresas do setor de reparação e manutenção de equipamentos e componentes de informática da...
tracking img