Funcionograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ambientes Organizacionais
As organizações como sistemas sociais organizados apresentam as seguintes dimensões burocráticas: NORMAS E REGULAMENTO; DIVISÃO DO TRABALHO; HIERARQUIA DE AUTORIDADE; RELAÇÕES IMPESSOAIS; ESPECIALIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO; FORMALISMO DAS COMUNICAÇÕES; ROTINAS E PROCEDIMENTOS; PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PARTICIPANTES; PREVISIBILIDADE DE FUNCIONAMENTO E COMPETENCIA TECNICA.
Asorganizações apresentam um sistema porque são constituídas de partes interdependentes que interagem em ter si para facilitar o alcance dos objetivos pretendidos.
A TOTALIDADE é característica sistêmica em que as organizações se encontram relacionadas, e qualquer alteração em uma delas influenciará as funções das outras.
A RECIPROCIDADE é característica que consiste em perceber como as funçõesdesenvolvidas por cada subsistema podem ajudar os outros subsistemas a alcançar seus objetivos.
OS OBJETIVOS representam os alvos que pretende alcançar com determinado sistema.
* Porque é importante o conhecimento dos ambientes?
Pois é do ambiente que as organizações obtêm recursos e informações necessárias ao seu funcionamento e é no ambiente que colocam o resultado de suas operações. Àmedida que ocorrem mudanças no ambiente, as operações das organizações são influenciadas por essas mudanças. Conhecer, avaliar e acompanhar o ambiente direto e indireto, assim como as tendências, é função estratégica para os gestores, pois é por meio dessas estratégias que poderão identificar as oportunidades ou as ameaças para sua organização, e, a partir dessa identificação, implementar ações paraminimizar os impactos, principalmente das ameaças.

AMBIENTE EXTERNO:
- AMBIENTE GERAL /MACROAMBIENTE: Atuam de forma indireta, contendo as variáveis tecnológicas, legais, políticas, econômicas, demográficas, ecológicas e socioculturais.
-AMBIENTE OPERACIONAL / TAREFAS:
Atuam de forma direta, são relevantes paraestabelecer e atingir objetivos compondo-se de clientes, fornecedores, concorrentes, grupos reguladores e stakeholders.
- Tecnológicas – absorção e incorporação das inovações tecnológicas.
- Legais – dependência do contexto político econômico social, a legislação vigente influência o comportamento e a forma de agir das organizações, quando uma nova lei é aprovada ou uma interpretação é modificada.- Políticas – clima político e ideológico que o governo pode criar estabilidade ou instabilidade política e institucional, citando as políticas de incentivos fiscais, taxa de impostos relativos à circulação de mercadorias de um município para o outro.
- Econômicas – podem beneficiar o crescimento e manutenção do estado atual da organização.
- Demográficas – densidade populacional, taxa decrescimento, distribuição da população segundo sexo, idade e estrutura familiar, podendo ser uteis a estratégias empresariais.
- Ecológicas – legislação sobre o meio ambiente em prol do desenvolvimento sustentável.
- Socioculturais – estrutura socioeconômica da população, condições de vida; estrutura de consumo de cada segmento; estilo de vida; tendências; sistema de valores.
Tipos de OrganizaçãoORGANIZAÇÃO LINEAR – Hierarquia de autoridade; Linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinado; Forma piramidal; Típica de pequenas empresas ou empresas em estágio inicial; Linhas formais de comunicação; Centralização das decisões.
VANTAGENS: Estrutura simples, de fácil compreensão; clara delimitação dos órgãos, responsabilidades e atribuições; Facilidade deimplantação; Estabilidade; Indicada para pequenas empresas.
DESVANTAGENS: Estabilidade e Constancia nas relações formais gerando inflexibilidade, dificultando a inovação; Autoridade linear baseada no comando único e direto; Exagero na função de chefe e de comando, tornando o chefe generalista sem poder se especializar em nada; As comunicações lineares são demoradas.
ORGANICAÇÃO FUNCIONAL –...
tracking img