Funcionamento do tranformador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- O funcionamento do transformador baseia-se na variação do fluxo magnético gerado pelo enrolamento primário. Podemos gerar tal fluxo conectando o mesmo numa fonte de corrente alternada. Se for o fluxo magnético em cada espira do enrolamento secundário, teremos pela lei de Faraday nos terminais deste último.
A lei de Faraday é uma das leis fundamentais do eletromagnetismo. Ela garante ageração de um campo magnético por um campo elétrico variável e a geração de um campo elétrico pro um campo magnético variável. Segundo a lei de Faraday, se o fluxo do campo magnético através da superfície limitada por um circuito varia com o tempo, aparece nesse circuito uma força eletromotriz (fem) induzida
3- Porque nesses pontos a espira gira paralelamente ao fluxo magnético e conseqüentemente nãointercepta nenhuma linha de força.
5- Segundo a lei de Lenz, o sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem. Havendo diminuição do fluxo magnético, a corrente criada gerará um campo magnético de mesmo sentido do fluxo magnético da fonte. Havendo aumento, a corrente criada gerará um campo magnético oposto ao sentido do fluxo magnético da fonte.Tendo comoexemplo uma espira circular no mesmo plano da tela do monitor submetida a um fluxo magnético constante (portanto sem corrente induzida) e "entrando" na tela.
6- A Lei da concervação, ou Primeira Lei da termodinâmica estabelece que não se gera nem se destrói energia; e o seu complemento a segunda lei, dá os fundamentos para a impossibilidade de usar a mesma energia repetidas vezes. A segunda leiestabelece que, a cada vez que a energia é transformada de um estado para outro, há uma certa penalidade imposta ao processo, quer dizer, haverá menos energia disponível para transformação futura.
7- Eu acho que é o comutador! Spoksopaks’
8- A carcaça:
Conforme mencionadoanteriormente, ela éconfeccionada de um materialrobusto para dar sustentação e
proteção ao motor. Os materiaisque a constituemsão variados, ebaseiam-se principalmente na aplicação e exposição do motor.Para motores de uso doméstico ou cujo equipamento a que serão acoplados provém proteção o suficiente, a carcaça não passa de um sustentáculo para as chapas do estator. Em aplicações onde o motor ficará exposto a atmosferas agressivas ou mesmo explosivas, a proteção mecânica não
é o suficiente, e vedações e pinturadiferenciada são usadas de modo a tornar a carcaça resistente às agressões que encontrará. Os materiais mais comuns para a carcaça nos motores industriais é o ferro fundido (Fe + [2.11% - 6,77%]C) branco, que é resistente, facilmente usinável e barato.Como encontra-se numa parte fixa do motor, seu peso é de menor importância. Outro fator importante do ferro fundido é sua boa condutibilidade térmica,essencial para motores blindados. Nesse tipo de motores, encontramos aletas distribuídas ao redor de sua superfície externa, feitas ali para aumentar a superfície de contato com o ar e assim elevar a dissipação térmica do motor.
Núcleo magnético:O núcleo magnético é responsável por aumentar o fluxo magnético do campo causado pelas bobinas e com isso formar eletroimãs em seus polos. Em motores decorrrente contínua, esses polos são fixos, enquanto que em motores de corrente alternada o campo gerado é o campo girante. O estator é feito com várias lâminas finas de material magnético, prensadas para formar o conjunto do estator. O estudo dos materiais usados aqui será visto em detalhes no capítulo 3, e por isso não será exposto agora. O espaço reservado para as bobinas chama-se ranhura, e asestruturas que formarão os polos propriamente ditos são os dentes.
Enrolamento estatórico: Bobinas de cobre são enroladas ao redor dos dentes do estator, e esses enrolamentos podem ser trifásicos ou monofásicos nos motores de indução. As bobinas são isoladas entre si através de um recobrimento com verniz, isoladas da ranhura, amarradas com um barbante também isolante, e recobertas com uma camada...
tracking img