O poder transformador da escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O poder transformador da escola
Demonstrar como uma educação trabalhada com respeito e dedicação pode modificar a vida de muitas crianças, ainda hoje encontramos crianças vivendo em situações sub-humanas, e muitas até em regime de escravidão, e necessário criar um projeto que conscientize os pais de que a educação e uma porta de saída para a realidade em que se encontram, o educadorcomo um formador de opinião e muito importante nesse processo de conscientização, e claro que não e fácil mudar uma cultura ou forma de pensar que já esta encrustada no pensamento, mas através de muito esforço e possível.
O ambiente tem forte influência sobre a formação do indivíduo, Freud considerou o critério afetivo, que mostra o comportamento da pessoa diante aos seus objetos deprazer e dividiu esse desenvolvimento em fases seguidas, atribuindo a cada uma delas um nome ligado a parte do corpo que parecia dominar o hedonismo naquela fase. Todo o desenvolvimento seria marcado por essas fases, que se caracterizariam, acima de tudo pela mudança do que é desejado em cada uma e pela maneira como esses desejos são atingidos.
o Referencial Curricular Nacional paraa Educação Infantil (RCNEI), mostra o que é a criança e que seu desenvolvimento diante da história vem passando por mudanças a cada dia, este mostra que e preciso enxergar a criança como um indivíduo que trás uma cultura vivida dentro de uma organização familiar, quando a criança passa a viver não somente no ambiente regido pela família ela começa a ter influência de outros ambientes como aescola:
A concepção de criança é uma noção historicamente construída e consequentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea, nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. Assim é possível que, por exemplo, em uma mesma cidade existam diferentes maneiras de se considerar as crianças pequenas dependendo da classe social a qual pertencem, dogrupo étnico do qual fazem parte (RCNEI).


É neste no ambiente escolar que a criança começa a se socializar com diversas outras formas de pensar e agir, é então que se da inicio ao período de socialização do indivíduo, por isto e importante que a escola ofereça uma estrutura capaz de trabalhar nos alunos a sua capacidade de entender e respeitar as diferenças, através de dinâmicas,brincadeiras e conversas, estimulando a curiosidade e ao mesmo tempo o respeito pelo próximo, esta não e uma tarefa fácil, pois o aluno já vem com muitas ideias formadas no lar, porém não e impossível, desde que o educador esteja disposto a mostrar ao aluno que e sim possível viver bem em meio às diferenças, já que o educador tem o papel de auxiliar a criança nesse processo de busca por novosconhecimentos e amadurecimento da própria personalidade. De acordo com Libâneo (2005, p. 302):
Características organizacionais positivas eficazes para o bom funcionamento de uma escola: professores preparados, com clareza de seus objetivos e conteúdos, que planejem as aulas, cativem os alunos.
Um bom clima de trabalho, em que a direção contribua para conseguir oempenho de todos, em que os professores aceitem aprender com a experiência dos colegas.(Libâneo, 2005, p. 302).


O texto de Libâneo nos mostra claramente que é preciso um conjunto de fatores para um bom desempenho educacional, professores que busquem se qualificar, e inovar para se adaptar as novas formas de pensar dos alunos, posto que a sociedade esta sempre mudando sua forma deagir, mas não basta somente a vontade do educador e preciso que o corpo administrativo trabalhe em conjunto com o corpo docente, o aluno precisa se sentir seguro e confortável para se desenvolver de forma plena, uma estrutura que não oferece pelo menos o básico para que a criança possa colocar em prática sua criatividade, pode interferir de maneira negativa no processo de aprendizagem, nos dias...
tracking img