Funcionalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNCIONALISMO

Com as revoltas e transformações que ocorreram na sociedade no século XIX surge a Sociologia para explicar fatos sociais.
Teoria do Funcionalismo do pensador Émile Durkheim, para as crises eram causadas por aspectos morais e não econômicos. Comparava a sociedade a um organismo composto de várias partes integrantes que funcionando em harmonia. |Se desse problema em uma parteacarretaria problemas as demais.
Durkheim apresentava três fatos sociais:
- Coerção Social: como o indivíduo era frágil, então seguiria as regras impostas pelos fatos sociais;
- Fatos sociais são exteriores ao indivíduo: quando a pessoa nasce já existem regras, fatos na sociedade, que aprendem a seguir, respeitar, sem criticá-lo, sem questionar;
- Generalidade: um fato social seria normalquando ocorresse para a maioria da sociedade, algo comum a todas as pessoas.
Enfim para Durkheim a sociedade deveria ser estável, pronta, organizada e que não permitisse grandes mudanças. Deveríamos seguir o que vem sendo imposto, sem tentar questionar ou sugerir uma mudança.








A OBJETIVIDADE DO FATO SOCIAL


Durkheim procurou definir o método de conhecimento da sociologia. Paraele, toda explicação científica exige que o pesquisador mantenha uma certa distância e tenha neutralidade em relação aos fatos.
Seus valores e sentimentos pessoais poderão distorcer a realidade dos fatos.
O sociólogo deverá manter-se neutro ante ao fato observado.
Durkheim dizia que para haver um bom resultado, o sociólogo deveria encarar os fatos sociais como "coisas".
Com essa visão,pretendia garantir o sucesso das ciências exatas, bem como a definição da sociologia como ciência, acabando de vez com os "achismos", que interpretavam de maneira distorcida a realidade social.
Para identificar um fato social é necessário que o cientista saiba separar aqueles que apresentam características exteriores comuns, dentre os acontecimentos gerais e repetitivos.
Anomia - É o estado de umasociedade caracterizada pela desintegração das normas que regem a conduta dos homens e asseguram a ordem social; anarquia; ilegalidade.
Toda a teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria e independem daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular.
Mesmo havendo a "consciência individual", poderão ser notados no interior de qualquer grupo ousociedade, formas padronizadas de conduta e pensamento.
Essa constatação está na base do que Durkheim chamou de consciência coletiva, ou seja, é o "conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade" que "forma um sistema determinado com vida própria".
Tal consciência coletiva não se baseia na consciência individual, mas sim por toda a sociedade.
ÉmileDurkheim, sociólogo francês, nasceu em Épinal em 15 de Abril de 1858. Estudou na École Normale Supérieure de Paris, doutorando-se em Filosofia.Em 1887, assumiu a primeira cátedra de Sociologia criada na França, na Universidade de Bórdeus. Aí permaneceu até 1902, quando foi convidado a lecionar Sociologia e Pedagogia na Universidade Sorbonne, em Paris. É considerado o fundador da Sociologia moderna.Foi um dos primeiros a estudar mais profundamente fenômenos sociais como suicídio, o qual, segundo ele, é praticado na maioria das vezes em virtude da desilusão do individuo com relação ao meio social em que vive.
Para Durkheim, o objeto da Sociologia são os fatos sociais, que devem, ser estudados como “coisas”, isto é, como algo com existência própria, objetiva, e que atua de forma coercitivasobre os indivíduos.
O sistema sociológico de Durkheim baseia-se em quatro princípios fundamentais:
1. A sociologia é uma ciência independente das demais Ciências Sociais e da Filosofia.
2. A realidade social é formada pelos fenômenos coletivos (ou fatos sociais), considerados “coisas”.
3. A causa de cada fato social deve ser procurada entre os fenômenos sociais que o antecedem.
4. Os fatos...
tracking img