Fucionamento de televisores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 79 (19690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho sobre funcionamento de televisores


LOCALIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS COMPONENTES NA PLACA DO TV Quando abrimos o televisor para consertar, podemos identificar seus circuitos através de peças principais, inconfundíveis. Nesta aula daremos uma noção de como identificar estes principais componentes na placa do televisor. Observe com atenção abaixo:

O TUBO DE IMAGEM E OS CIRCUITOS DE TRAMAO tubo ou cinescópio é o principal componente do TV. É dividido em duas partes: A tela frontal é feita de vidro chumbado. Atrás deste vidro tem milhares de pontos de fósforos que acendem quando atingidos com força por um feixe de elétrons. Atrás da tela fica o canhão de elétrons. Dentro do canhão há um filamento que acende e aquece um tubinho chamado catodo que emite os elétrons com o calorgerado. Os elétrons são impulsionados com força até a tela através de uma alta tensão (MAT) aplicada na parte de cima através de uma chupeta com presilhas. O cabo de MAT sai de um transformador de ferrite chamado "flyback". Para que o feixe de elétrons se movimente rápido pela tela, no pescoço do tubo há um conjunto de bobinas defletoras ou yoke. A bobina defletora horizontal (BDH) movimenta o feixe15.750 vezes por segundo da esquerda para a direita na tela (525 linhas x 30 quadros que é o padrão da TV no Brasil). Para isto a BDH recebe uma corrente "dente-de-serra" de 15.750 Hz do circuito horizontal do TV. Este circuito também possui o fly-back para gerar a MAT para o tubo. 1

A bobina defletora vertical (BDV) movimenta o feixe 60 vezes por segundo de cima para baixo na tela (30 quadros,porém cada quadro é varrido duas vezes). A BDV recebe uma "dente-de-serra" de 60 Hz do circuito vertical. Veja abaixo o princípio básico do tubo do TV:

Veja abaixo uma foto de um tubo de TV com os detalhes já explicados e alguns que serão explicados posteriormente nesta matéria:

IMPORTANTE - Para que o TV tenha trama (tela acesa) devem estar funcionando: A fonte de alimentação, o circuitohorizontal e vertical, os circuitos que polarizam o tubo e CI micro (no caso dos TVs mais modernos) FONTE DE ALIMENTAÇÃO DO TELEVISOR A fonte recebe a tensão alternada da rede e a transforma em contínua para alimentar os circuitos do TV. É dividida em duas partes: A fonte comum que transforma a tensão da rede em 150 VCC não estabilizada (má qualidade) e a fonte chaveada que transforma os 150 VCC emum ou vários +B estabilizados (boa qualidade). Abaixo temos os menus para esta parte do TV:
• • • •

A fonte comum A fonte chaveada em série A fonte chaveada em paralelo Separação dos terras do TV 2

www.baixebr.org


Componentes mais usados na fonte dos televisores A FONTE COMUM E O CIRCUITO DE DESMAGNETIZAÇÃO DO TUBO

A fonte comum é encontrada através do cabo de força e dos quatrodiodos retificadores, tanto no esquema quanto na placa do TV. Também há o fusível de proteção, o capacitor de filtro principal (o maior eletrolítico do TV), o fusistor de entrada (resistor de potência de fio de baixo valor que funciona como um fusível) e uma chave liga/desliga geral em alguns TVs. Veja abaixo o princípio da fonte comum:

Os diodos transformam a tensão alternada da rede empulsante e o capacitor de filtro, transforma em tensão continua de 150 V ou 300 V se a rede for 220 V. Esta tensão vai para a fonte chaveada. O fusistor de entrada é o resistor grande de baixo valor já mencionado. Tem duas funções: Proteger a fonte chaveada do pico inicial da tensão de 150 V e abrir se algum componente entrar em curto na fonte. As duas bobinas e o capacitor de poliéster na entrada darede não permitem que a frequência da fonte chaveada saia pela rede e interfira em outros aparelhos. Este filtro está presente em todos os tipos de fonte chaveada. Circuito de desmagnetização - A bobina de desmagnetização fica enrolada numa fita isolante em volta do tubo. Tem a função de criar um campo magnético alternado com a tensão da rede para desmagnetizar a máscara de sombras (uma chapa de...
tracking img