Anatomia comparada de vertebrados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGIDO DE SISTEMA MUSCULAR

1)Escreva a(s) função(ões) dos seguintes mm e sua localização no corpo humano.
a) occipito-frontal: levanta as sobrancelhas, O músculo occipitofrontal é um músculo do subcutâneo do crânio que possui dois ventres: um occipital e outro frontal; que segundo alguns autores podem ser considerados como músculos distintos
b ) gastrocnêmio; O gastrocnêmio é ummúsculo que fica na região posterior da perna abaixo dos joelhos e recobre outro músculo chamado Sóleo (este conjunto é chamado de Tríceps Sural ou Panturrilha). Agem como flexores plantares, ou seja, fletem o pé para baixo. O gastrocnêmio também age como flexor dos joelhos quando a perna não estiver suportando o peso. É inervado pelo nervo tibial.
c) sartório: é um músculo que cruza obliquamente acoxa, látero-medialmente, descrevendo um curso espiral. O nome significa "costureiro" pois antigamente achavam que este músculo fazia o movimento de cruzar as pernas mas na verdade , tem como ação flexionar os quadris e joelhos.
d) grácil: é um músculo do membro inferior. Tem forma delgada, achatada e larga na porção proximal, em seu ventre carnoso e vai afunilando distalmente, até se tornartendíneo. É o mais interno dos músculos adutores. É extenso, sendo o único músculo do grupo a cruzar a articulação do joelho e a articulação do quadril.Ação: Adução e Rotação Interna do membro inferior, realiza Flexão relativa (a partir da extensão) e Extensão Relativa (a partir da Flexão).Auxilia na flexão e rotação medial do joelho.
e) oblíquo esterno do abdome: Inserção Superior: Face externa das 7últimas costelas,Inserção Inferior: ½ anterior da crista ilíaca, EIAS, tubérculo do púbis e linha Alba.Inervação: 4 últimos nervos intercostais, nervo ílio-hipogástrico e ílio-inguinal . Contração Unilateral: Rotação com tórax girando para o lado oposto . Contração Bilateral: Flexão do tronco e aumento da pressão intra-abdominal.

|
f) sóleo: ou também solear, é um músculo da perna. É ummúsculo da camada superficial da panturrilha, juntamente com o gastrocnêmio forma o tríceps sural, que sustenta o corpo e movimenta o pé. Músculo largo e espesso que ocupa a loca posterior da perna até ao calcanhar. É recoberto pelo músculo gastrocnêmio, encontrado abaixo do mesmo. Tem ação idêntica à dos músculos gastrocnêmios: extensão do pé sobre a perna, denominada flexão plantar do tornozelo enão faz flexição de joelho, pois sua inserção proximal não passa da articulação do joellho. Forma junto com o músculo gastrocnêmio e plantar um único músculo triciptal, habitualmente chamado de tríceps sural. Sua inserção proximal é aproximadamente de 1/3 intermédio da face medial da tibia e cabeça da fibula e a inserção distal no calcâneo (mesmo tendão dos gastrocnêmios).

g) tibial posterior:Ocupa uma posição lateral e paralela à tibia, mas seu tendão de inserção ao nível do tornozelo, desvia-se medialmente. Este músculo faz a dorsiflexão (traz as pontas dos dedos dos pés para cima) e a inversão dos pés.

h) poplíteo:origem; face posterior do fêmur, acima do côndilo lateral,inserção; tendão calcanear,ação – flexão plantar do pé

i) serrátil anterior: O serrátil anterior é o músculoque se origina na superfície das oito costelas superiores ao lado do peito e se insere ao longo de toda borda medial da escápula.É ocasionalmente chamado de "músculo dos boxeadores" porque ele possui grande importância na protração da escápula, ou seja, empurrar a escápula para frente e por volta da caixa torácica, o que ocorre quando alguém dá um soco. O serrátil anterior também ajuda aestabilizar a escápula. Além disso, auxilia na rotação da escápula para cima.
j) trapézio: O músculo trapézio, de configuração triangular, é o mais superficial dos músculos da região posterior do tronco e do pescoço. Divide-se em Trapézio Superior, Médio e Inferior, tendo cada um deles a sua origem, inserção e movimentos especificos. Trapézio Superior: tem origem no occipital e nas primeiras...
tracking img