Frio e umidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FRIO
Frio é uma sensação dos corpos sensientes. Não há algo caracterizado absolutamente como frio, tal como existe uma definição do calor, já que ele depende de cada pessoa. O frio é um processo sensorial.

Existem diversas atividades que expõem os trabalhadores aos danos causados pelo frio como: trabalho a céu aberto em regiões frias, trabalho em câmaras frias ou navios frigorificados,trabalho de embalagem e armazenagem de carne, frutas, sorvetes, pesca, mergulho e etc.
O trabalho submetido às atividades que envolvem deslocamento em ambientes com variação de temperatura significa que tem o direito a um intervalo de 20 minutos a cada 1h40m de atividade continua, tal quais os que trabalham em câmaras frigoríficas. Essa pregorrativa, baseada no art. 23 da CLT.
TabelaFundacentro:
15,0-a-17,9
12,0-a-17,9
10,0-a -17,9
18,0 a -33,9

O trabalho em ambientes frios possui um risco potencial à saúde dos trabalhadores, podendo causar desconforto, doenças ocupacionais, acidentes e até mesmo morte, quando o trabalhador fica preso acidentalmente em ambientes frios ou imerso em água gelada. Os trabalhadores devem estar protegidos contra aexposição ao frio de modo que a temperatura central do corpo não caia abaixo de 36°C.

"Para os empregados que trabalham no interior das câmaras frigoríficas e para os que movimentam mercadorias do ambiente quente ou normal para o frio e vice-versa, depois de uma hora e quarenta minutos de trabalho contínuo, será assegurado um período de vinte minutos de repouso, computado esse intervalo comode trabalho efetivo".

Considera-se artificialmente frio, para os fins do presente artigo, o que no inferior, nas primeira, segunda e terceira zonas climáticas do mapa oficial do Ministério do Trabalho, a 15º (quinze graus), na quarta zona a 12 º (doze graus), e nas quinta, sexta e sétima zonas a 10º (dez graus)".

As lesões mais graves causadas pelo frio decorrem da perda excessivade calor do corpo e diminuição da temperatura no centro do corpo, o que chamamos de hipotermia.

A hipotermia e outras lesões causadas pelo frio podem ser evitadas se forem adotadas práticas adequadas para o trabalho nesta situação. Roupas de frio, inclusive proteção para a cabeça, luvas mitenes e botas isolantes, devem ser usadas por pessoas expostas ao frio

A hipotermia surge emambientes frios. Ocorre quando a temperatura corporal do organismo cai abaixo do normal (35ºC), de modo não intencional, sendo seu metabolismo prejudicado. Se a temperatura ficar abaixo de 32ºC, a condição pode ficar crítica ou até fatal. Temperaturas quase sempre fatais são aquelas abaixo de 27ºC.No entanto, no frio intenso sem a proteção adequada, o corpo é incapaz de compensar a perda de calor, esua temperatura interna diminui. A sensação de frio, seguida de dor nas partes expostas do corpo, é o primeiro sinal de estresse pelo frio. Quando a temperatura do corpo cai abaixo de 35°C, ocorrem fortes tremores e isto deve ser considerado como aviso de perigo para os trabalhadores.

As lesões produzidas pela ação do frio afetam principalmente as extremidades e áreas salientes do corpo,como pés, mãos, face e outras. As principais doenças dermatológicas causadas pelo frio são ulcerações, frostbite, fenômeno de Raynaud, pé de imersão e urticária pelo frio, e enregelamento dos membros.

• Ulcerações: ocorrem quando a temperatura do tecido cai abaixo do ponto de congelamento e resulta em danos ao tecido. Os sintomas incluem as mudanças de cor da pele para o branco ou amareloacinzentado, surgimento de dores e, posteriormente, bolhas. Normalmente, as pessoas acometidas por estas lesões não sentem os efeitos, até que alguém as chame a atenção pela palidez de sua pele. Geralmente, estas ulcerações ocorrem quando o rosto ou as extremidades são expostos ao vento frio.

• Frostbite corresponde a lesões que atingem predominantemente as extremidades, devido à...
tracking img