Freud criador da psicanalise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:


No âmbito da disciplina Psicanálise, foi-nos proposto à realização de uma Resenha do livro Freud criador da Psicanálise, cujo objetivo é apresentar abordagens teóricas, um panorama da vida, da obra, e da época em que viveu Sigmund Freud - o criador da psicanálise, o homem que rompeu com a medicina de seu tempo e marcou o século XX ao revelar os segredos mais recônditos da alma eda sexualidade humana.


Histórico


Sigmund Freud nasceu no dia 6 de maio de 1856, na pequena cidade de Freiberg, na Moravia (antiga Tchecoslováquia). Quando tinha 4 anos, sua família mudou-se para Viena. Continuou a residir em Viena até 1939, quando emigrou para a Inglaterra. Morreu em Londres em 1939.
Durante sua infância, foi um excelente aluno. Apesar da limitada posição financeira desua família, o que obrigou os seus oito membros a viverem em um apartamento pequeno, Freud, o primogênito, tinha seu próprio quarto e até mesmo uma lâmpada de óleo para estudar. O resto da família arranjava-se com velas. No ginásio continuou seu excelente desempenho acadêmico.
Visto ser judeu, todas as carreiras profissionais fora a Medicina e o Direito foram-lhe vedadas – tal era o climaanti-semita prevalecente na época. Influenciado pelos trabalhos de Darwin e Goethe, ele decidiu entrar na Faculdade de Medicina da Universidade de Viena em 1873.
Suas experiências na Universidade de Viena, onde foi tratado como "inferior e estranho" por ser judeu, fortaleceram sua capacidade de suportar críticas. Permaneceu como estudante de medicina durante oito anos, três a mais do que o habitual.No decorrer desses anos, trabalhou no laboratório fisiológico do Dr. Ernst Brücke. Um pouco da crença de Freud nas origens biológicas da consciência pode ser devida às próprias posições de Brücke.
Freud fez pesquisas independentes sobre histologia e publicou artigos sobre anatomia e neurologia. Aos 26 anos, recebeu seu diploma de médico. Continuou seu trabalho com Brücke por mais um ano e moroucom sua família. Aspirava preencher a vaga seguinte no laboratório, mas Brücke tinha dois excelentes assistentes à frente de Freud.
Apesar de se dirigir relutantemente para a clínica particular, seus interesses principais permaneciam na área da observação e exploração científicas. Trabalhando primeiro como cirurgião, depois em clínica geral, tornou-se médico interno do principal hospital deViena. Fez um curso de Psiquiatria, o que aumentou seu interesse pelas relações entre sintomas mentais e distúrbios físicos. Em 1885, tinha se estabelecido na posição prestigiosa de conferencista da Universidade de Viena. Sua carreira começava a parecer promissora.
Em 1884 a 1887, Freud fez algumas das primeiras pesquisas com cocaína. De início, ficou impressionado com suas propriedades. Eleescreveu a respeito de seus possíveis usos para os distúrbios tanto físicos como mentais. Por pouco tempo um defensor, tornou-se depois apreensivo em relação às suas propriedades viciantes e interrompeu a pesquisa.
Com o apoio de Brücke, Freud obteve uma bolsa e foi para Paris trabalhar com Charcot. Este demonstrou que era possível induzir ou aliviar sintomas histéricos com sugestão hipnótica. Freudpercebeu que, na histeria, os pacientes exibem sintomas que são anatomicamente inviáveis. Tornou-se claro para Freud que a histeria era uma doença psíquica cuja gênese requeria uma explicação psicológica. Charcot, percebendo o interesse de Freud permitiu-lhe traduzir seus escritos para o alemão quando voltou para Viena.
O trabalho na França aumentou seu interesse pela hipnose como instrumentoterapêutico. Com a cooperação do célebre e experimentado médico Breuer, Freud explorou a dinâmica da histeria (1895). Suas descobertas foram resumidas por Freud: "Os sintomas de pacientes histéricos baseiam-se em cenas do seu passado que lhes causaram grande impressão mas foram esquecidas (traumas); a terapêutica, nisto apoiada, consistia em fazê-los lembrar e reproduzir essas experiências em um...
tracking img