Frederick winslow taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FREDERICK WINSLOW TAYLOR

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA



“ O principal objeto da gerência deve ser
Assegurar a máxima prosperidade
de cada empregado e do patrão.”
- Frederick Taylor


1. Introdução

Ao estudarmos administração, nos deparamos com teorias e estudos realizados sobre a melhor forma de coordenar pessoas, aprimorar a produção, otimizar o processoprodutivo, enfim, a melhor forma de administrar. A Administração Científica foi o primeiro estudo conclusivo realizado com o intuito de melhorar a produção, padronizando seu processo, de forma a conseguir a máxima eficiência possível na realização desta tarefa. Este trabalho consiste em apresentar Taylor, suas idéias e sua teoria. Além disso, também serão vistas as conseqüências do Taylorismo e o que foipositivo ou negativo a partir da revolução ocorrida com essa nova forma de organização da produção.

3. Biografia

Frederick Winslow Taylor, nascido na Filadélfia em 20 de março de 1856 em uma família de classe alta, é considerado o pai da administração científica. Sempre foi um adolescente compulsivo e estava sempre contando e medindo coisas, paraelaborar uma maneira melhor de se fazer algo.
Aos vinte e um anos, Taylor completa sua faculdade de engenharia no Stevens Institute of Technology, em New Jersey, enquanto mantinha um emprego em tempo integral. Outro feito de Taylor foi a conquista do torneio de duplas de tênis “US Lawn Tennis Association” utilizando uma raquete por ele projetada.
Apesar de suaexcelente formação, Taylor escolheu trabalhar como mecânico na Enterprise Hydraulic Works. Após seu aprendizado do trabalho nas plantas hidráulicas, ele tornou-se um trabalhador comum na Midvale Stell Company, onde progrediu rapidamente e em seis anos era Engenheiro Chefe. Sua meta era descobrir a maneira mais eficiente de executar determinadas tarefas. Ele podia ser visto freqüentemente acompanhando deperto o trabalho dos operários, tomando notas sobre a forma como o trabalho era executado e as quantidades produzidas.
O trabalho de Taylor acontece em um período da história americana, logo após a guerra civil, onde a indústria vivia intensas mudanças. Ele acreditava que um sistema de bônus somente seria eficaz quando combinado com tarefas cuidadosamente planejadas e facilmente ensinadas. Taylornão somente sabia como planejar o trabalho de maneira eficiente, como também foi um arquiteto de mudanças organizacionais. Em sua concepção, a gerência deveria trabalhar de forma cooperativa e ter uma atuação no sentido de apoiar o trabalho do operário.
Aos trinta e sete anos, Taylor torna-se engenheiro consultor. Na Simonds Roller Bearing Company, ele aumentou a produtividade enquanto melhoravaa velocidade e precisão. Seus ajustes nesta organização fizeram o quadro de funcionários cair de 120 para 35.
Mas o mais importante cliente de Taylor foi a Bethlehem Iron Company, mais tarde conhecida como Bethlehem Steel Company. Em 1901, ele e outro graduado da Stevens fizeram da Bethlehem a fábrica mais moderna do mundo e protótipo potencial para outros tipos de indústrias. Seu plano dinâmicode produção, além de análises em tempo real da produção diária e custos, assim como um moderno sistema de contabilidade, reduziram o número de trabalhadores de 500 para 140, ao mesmo tempo, que dobrou a produção. Apesar de seus feitos impressionantes, Taylor fez muitos inimigos, especialmente entre a média e alta gerência. Alguns gerentes eram também donos de terras e quando Taylor reduziu aforça de trabalho eles acharam que ele fosse acabar com a população de South Bethlehem. Ironicamente foi exatamente para isto que eles haviam contratado Taylor, mas acharam que ele nunca conseguiria. De fato, os trabalhadores demitidos foram absorvidos por outras indústrias. Taylor foi demitido em maio de 1901 da Bethlehem após disputas com a nova gerência. Mas não sofreu financeiramente, mas sua...
tracking img