Fraude xerox

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1 - Introdução 1

2 - Caso Xerox 2

3 - Conclusão 4

4 - Bibliografia. 5

1 – Introdução

No momento em que os efeitos da crise econômica mundial começam a se dispersar, surge a necessidade de entender os motivos e fatores que levaram a sua ocorrência e aos escândalos financeiros que dela fizeram parte. É certo que um único fato não é responsável por deflagrar acrise, mas um movimento de vários fatos similares nos leva a indagar sobre a real situação financeira das entidades empresariais.
Em qualquer país do mundo existem, órgão, agências, conselhos ou secretarias que tem por finalidade fiscalizar e acompanhar o mercado financeiro, e se assegurar que as regras contábeis definidas estão sendo aplicadas.
Para a elaboração da informação contábil, existemnormas a seguir que não podem deixar de incluir elementos de subjetividade e cuja aplicação requer em muitos casos a realização de estimativas por parte da empresa, abrindo assim a possibilidade de uma mesma realidade ser refletida de formas diferentes. A isto deve ser acrescentada a própria flexibilidade presente nas normas contábeis, mais em alguns países que em outros, o que permite utilizardiversos critérios para contabilizar um mesmo fato econômico.
Neste contexto, surge a denominada manipulação contábil, que abusa da intencionalidade das empresas em aproveitar a existência da subjetividade, das alternativas existentes e da vaga regulamentação de alguns aspectos contábeis, com a finalidade de obter demonstrações financeiras que representem a imagem desejada. Sendo de magnitude ecomplexidade crescente. A sofisticação cada vez maior das estruturas financeiras das empresas e a competitividade do mundo dos negócios exercem uma importante pressão nos dirigentes das empresas, o que alimenta e favorece a distorção intencional da informação contábil contida nas demonstrações financeiras.
As conseqüências da utilização de práticas desta natureza afetam diretamente todas as partesinteressadas nas informações geradas pela contabilidade, podendo vir a trazer distorções significativas na interpretação dos dados pelos usuários.
2 - Caso Xerox

Para análise, e melhor visualização das manipulações contábeis, utilizaremos o caso de fraude descoberto em 2002, com a empresa estadunidense Xerox.
A Xerox Corporation é uma empresa estadunidense que atua no setor de tecnologiada informação e documentação. É mundialmente conhecida como a inventora da fotocopiadora, embora também desenvolva e fabrique outros produtos, como impressoras e papel. Atuando também no ramo de serviços de aluguel de equipamentos, terceirização de documentos e receitas financeiras. Ingressando posteriormente no mercado de ações, vendendo títulos vinculados a sua empresa.
A empresa admitiu terinflado as receitas durante cinco anos, declarando erroneamente vendas de equipamentos e contratos de serviços. Declarou ainda ter registrado US$ 6,4 bilhões como receitas de venda, sendo que US$ 5,1 bilhões desse montante foram na realidade recebidos por aluguel de equipamentos, serviços, terceirização de documentos e receitas financeiras.
A manipulação da contabilidade teve como objetivoapresentar a Securities and Exchange Commission (SEC), a CVM americana, resultados onde a companhia cumpria as previsões de lucros. Uma vez tendo a aprovação do órgão americano, a companhia poderia ter acesso a empréstimos, financiamentos e renovação de contratos com outras grandes empresas e governos pelo mundo.
No mercado americano, grandes corporações como a Xerox, têm de apresentar para a SEC,seus balanços auditados duas vezes ao ano, para que possam ter renovadas suas licenças de negócios, inclusive para participar na venda de ações em bolsas de valores.
Os balanços da Xerox num primeiro momento foram auditados pela KPMG, que opera como uma rede internacional de firmas-membro que oferecem serviços de Auditora, Tax e Advisory. E posteriormente re-examinados então pelos auditores da...
tracking img