Fratura de jones

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FRATURA

1.1-Fratura de Jones

É uma fratura da base do quinto metatarsiano que é quase sempre causada por um movimento de torsão no qual o pé é forçado em inversão e eqüino (Adams,1976). É uma fratura de avulsão em que a base do osso é tracionada violentamente pelo tendão do músculo peroneiro curto que nela se insere (Herbert,1998). Clinicamente encontramos edema no dorso do pé, dor no bordoexterno do pé e dificuldade em andar, ainda assim há uma área de hipersensibilidade sobre a base do metartasiano, e o diagnóstico da fratura é facilmente confirmado pela radiografia (Watson, 1978).


1.2 -Mecanismo de fratura

As forças da sustentação do peso são significativas sobre o quinto metatarso, por causa de suas muitas fixações de tecidos moles. A tensão sobre o osso exercidapelo músculo curto peroneiro, ligamento cubometatársio, tira lateral da fáscia plantar e terceiro peroneiro pode resultar em reações de estresse, que podem transformar-se em uma fratura completa com um traumatismo de inversão ou em uma fratura de estresse, com pseudartrose na vigência de forças repetitivas (Andrews, 2000).
As fraturas dos metatarsianos são produzidas por quedas de objetos pesadossobre o pé ou por torções ou angulações ao nível do antepé, como por exemplo, quando a ponta do pé fica presa, enquanto o retropé segue no seu movimento, ou vice-versa (Herbert, 1998). Salientamos que, em razão da escassa cobertura de partes moles e da pele relativamente fina do dorso do pé, é comum a ocorrência de ferimentos nessa região, com possibilidade de exposição óssea.

1.3-Tipos defratura

Como em todos os ossos longos, a classificação é feita pelo nível da fratura e pela sua geometria (Apley, 1989; Adams, 1976). Assim, nos referimos às fraturas como sendo da base, da diáfise, do colo, da cabeça, com traço transverso, oblíquo, espiróide ou cominutiva.
Na base do quinto metatarsiano, ocorrem fraturas por arrancamento da apófise ou processo estilóide, por ação do tendão fibularcurto, e também fraturas na transição entre a base e diáfise (fraturas de Jones), por trauma direto.
"É necessário não confundir a presença de placa de crescimento na base do quinto metatarsiano aberta até mais ou menos 16 anos de idade, com fratura-arrancamento." (Herbert, 1998, p.566).

1.4-Tratamento clínico e cirúrgico

O diagnóstico clínico de probabilidade é feito pela constatação daslesões tegumentares, pelo aumento de volume do metatarso, que costuma produzir-se tanto na face dorsal como na plantar, e pela palpação.(Herbert, op cit). "A queixa é de uma dor intensa no antepé durante a marcha." (Adams, 1976, p.275). A pressão digital sobre a face plantar das cabeças metatársicas, ou a compressão axial feita pelos dedos, produz dor e, eventualmente, crepitação óssea. Alémdisso, cada metatarsiano pode ser palpado com o polegar na face dorsal e o indicador da mesma mão na face plantar, sempre que não houver aumento de volume considerável.
O método de fixação com parafuso evidenciou uma consolidação previsível e o retorno à AVD’S em uma média de oito semanas (Andrews, 200). Os esforços sobre e através de um osso, do mesmo modo que a sua forma podem determinardiretamente a localização da osteotomia e a fixação necessária para a estabilização. A fixação interna é necessária nas osteotomias em dois planos, assim como naquelas em que o córtex não está intato. A qualidade do metal dos dispositivos de fixação, em aço inoxidável, deve ser aceitável, a fim de se evitar a ionização corrosiva. Observou-se que surge profusão de formações calosas quando ocorre um pequenomovimento, em contraste com a ausência de formações calosas após a imobilização rígida durante a reparação óssea (Colégio Americano de Cirurgiões do Pé, 1978). Quando se fazem uma ou duas osteotomias para flexão dorsal nos pequenos metatársicos médios, e se conserva o córtex plantar, a fixação e o aparelho de gesso plantar é o método mais seguro para garantir um bom alinhamento ósseo e uma boa...
tracking img