Mielograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

ADENIVIA ALMEIDA
ALYNE
ANDREZA MORAIS
BRUNA RODRIGUES
LEANDRO APARECIDO

Mieloma Múltiplo

Mogi das Cruzes
2008

ELABORAÇÃO

Adenivia Almeida RGM: 21850
Alyne RGM:
Andreza Morais RGM:214756
Bruna Rodrigues RGM: 228374
Leandro Aparecido RGM: 225765Mieloma Múltiplo

Trabalho apresentado como exigência parcial para a obtenção da aprovação na disciplina de Imaginologia em Patologia sob orientação de Carlos André Villas-Bôas, tecnólogo em radiologia médica e professorda Universidade Braz - Cubas.

MOGI DAS CRUZES
2008

Sumário
Introdução...................................................................................................... 01
Resumo......................................................................................................... 02
O que é MielomaMúltiplo?............................................................................ 03
Quadro Clínico............................................................................................... 03
Diagnóstico / Diagnóstico por imagem........................................................... 04
Tratamento..................................................................................................... 05Conclusão...................................................................................................... 06

Glossário........................................................................................................ 06
Referência Bibliográfica...................................................................................07

Resumo

O mieloma múltiplo (MM) é a forma mais comum de neoplasia maligna da célula plasmática e consiste deproliferação progressiva e incontrolada destas células na medula óssea, às vezes formando tumores solitários ou múltiplos, mas quase sempre se apresentando disseminada, como “mielomatose” difusa. Freqüentemente, a proliferação invade o tecido ósseo adjacente, produzindo lesões osteolíticas extensas, em saca-bocados, afetando o crânio, as costelas, vértebras, pelve e partes proximais dos ossos longos,assim como osteoporose difusa de todo o esqueleto, resultando em dores ósseas e fraturas patológicas. Anemia, hipercalcemia e insuficiência renal são também alterações patológicas importantes, relativamente freqüentes. Mieloma extramedular é condição relativamente rara. De fato, quase nunca se denota envolvimento de gânglios linfáticos, o fígado é palpável em cerca de 20% dos casos e o baço emapenas 5%.

Introdução

Este trabalho foi elaborado com o objetivo de aprendizado e conhecimento do Mieloma Múltiplo com suas características, diagnóstico, prognóstico e tratamento sob amplo aspecto através de inúmeras pesquisas.
O Mieloma Múltiplo é a forma mais comum de neoplasia envolvendo plasmócitos. Neste distúrbio, a medula óssea apresenta uma proliferação anormal de plasmócitos cancerososchamados mielócitos. “Apenas nos EUA, a doença afeta cerca de 14.000 pessoas a cada ano, a maioria entre 50 e 70 anos de idade”.

O que é Mieloma Múltiplo?

Mieloma Múltiplo é um câncer que se desenvolve na medula óssea, devido ao crescimento descontrolado das células plasmáticas. Embora seja mais comum em pacientes idosos, há cada vez mais jovens desenvolvendo a doença.
Ascélulas plasmáticas fazem parte do sistema imunológico do corpo. Elas são produzidas na medula óssea, sendo liberadas para a corrente sangüínea. Normalmente, as células plasmáticas constituem uma porção muito pequena (menos de 5%) das células da medula óssea. Os portadores de mieloma têm uma produção aumentada de células plasmáticas e, portanto, um número aumentado dessas células na medula óssea...
tracking img