Franquias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O objetivo do trabalho foi identificar os fatores determinantes ou que contribuíram para o sucesso de um empreendimento no sistema de franquias. Para fazer entender quais os motivos que levaram o empreendedor a optar pelo sistema de franquia. Como é a relação entre franqueado e franqueador e apontar suas principais vantagens e desafios. Através de uma pesquisa qualitativa descritiva,feita com o proprietário da empresa Subway, tendo o objetivo de analisar o processo de empreendimento no sistema de franquias. Por meio do referencial teórico, tornou-se possível destacar as opiniões de autores e pesquisadores que se dedicaram aos estudos do tema. Com a coleta e análise de dados da pesquisa foi concluído entre o grupo que o sistema de franquias é benéfico, pois o capital investido éde fácil retorno dependendo do segmento, uma vez que a loja já vem semi-estruturada, e se a marca já for bem consolidada no mercado, certamente atrairá clientes como conseqüência. Logo concluímos que a opção de ter uma franquia é mais viável e rentável do que começar um negócio do “zero”. Sugere-se uma pesquisa mais aprofundada do tema de abranger um maior conhecimento do assunto.Palavras-chave: Franquias. Empreendedorismo. Subway.

1. SUMÁRIO






1 INTRODUÇÃO

Criar o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, mas o receio de fracassar, muitas vezes, impede que este sonho se concretize. Empreender requer um planejamento e um amplo estudo de mercado para garantir o sucesso do negócio. Além disso, o empreendedor busca ainda, ampliar as potencialidades do negócio e obtero retorno do investimento. Acrescenta-se a essas considerações, a complexidade do empreendedorismo por abranger uma variedade de aspectos como riscos do investimento, inovações tecnológicas, além da busca de recursos para a implementação do negócio.

A busca pelo empreendedorismo se compreende da oportunidade ou da necessidade de se desenvolver uma atividade econômica que aumente a autonomiafinanceira do indivíduo e atenda as necessidades dos consumidores. Nesse contexto, novas opções têm surgido na área do empreendedorismo, como por exemplo, as franquias de produtos e serviços tornando-se a cada dia uma oportunidade de inicialização de um empreendimento.

O sistema de franquia é um instrumento ideal para os futuros empreendedores que buscam no mercado um canal de distribuição deprodutos e serviços pelo fato de a marca já estar consolidada, atraindo assim cada vez mais, parceiros comerciais.

Dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF, 2011), mostram que o mercado nacional de franquias obteve um aumento no seu faturamento, passando de R$75.967 bilhões, em 2010, para R$88.855 bilhões, em 2011. Os setores que mais cresceram em 2011, foram o alimentício (39,9%),acessórios pessoais e calçados (29,9%) e vestuário (29%), se comparado a 2010. O aumento também se deu no número de redes em operação no Brasil, passando de 1.855, em 2010, para 2.031, em 2011. Em relação ao número de unidades das franqueadas e próprias, o Brasil atingiu a marca de 93.098, em 2011, significando um aumento considerável se comparado ao ano de 2010, cujo montante atingiu 86.365 unidadesfranqueadas e próprias.

Em Minas Gerais o mercado de franquias também se mostra promissor, com um aumento de 16,9% em faturamento e cerca de 8% em expansão, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e São Paulo, sendo considerado como uma região de grande potencialidade para se investir (ABF, 2011).

Quanto à relação entre franqueado e franqueador, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e PequenasEmpresas (SEBRAE, 2011) expõe que esta é formalizada por meio de contratos regido pela Lei 8.955/94, de modo a preservar a boa imagem da marca do produto ou serviço comercializado e, para que não haja prejuízos para ambas as partes.

Assim, o estudo desse tema torna-se relevante por ressaltar a contribuição deste tipo de empreendedorismo no Brasil e o crescimento desta prática de negócios, em...
tracking img