Franquia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Franquias

Franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. A decisão por uma franquia exige do franqueador e do franqueado bastante conhecimento empresarial e certo garantias entre as partes. É preciso uma grande disposição denegociação, até se concluir pela assinatura do contrato definitivo. Para escolha de uma franquia devem ser avaliados em conjunto, todos os aspectos técnicos do Plano de Negócio, a maturidade e força da marca, a ética e respeito de padronização da rede, o potencial do negócio frente ao mercado; a adaptação à cultura local e regional; o nível de rentabilidade comparativo, e, principalmente, aconfiabilidade entre as partes, evitando futuras decepções. Este estudo tem por objetivo mostrar o processo de se tornar um franqueado, bem como seus aspectos legais e financeiros.
A franchising surgiu nos Estados Unidos, na década de 50, como um sistema de negócios utilizado por pequenas empresas que concediam sua marca para outros estabelecimentos, sem muita preocupação com padrões e formatações.Aos poucos, o sistema foi amadurecendo, ganhou o nome pelo qual se tornou conhecido no mundo todo e um faturamento de participação significativa no Produto Interno Bruto de vários países.
No Brasil, as empresas começaram a chamar suas operações de franquia em meados da década de 80. Os precursores do sistema, como Yázigi International e Bob's, contam que trabalhavam com essa forma de negócioshavia muito tempo, mas não usavam o termo franquia por não conhecê-lo. As redes passaram a formatar seus conceitos e a adotar o sistema oficialmente apenas na década de 90. Em 1994, a Lei do Franchising (nº 8.955/94) foi promulgada para regular as atividades do sistema.
Foi justamente naquela década que o franchising vivenciou seu maior crescimento, com grande procura por parte dos investidores.Com a explosão do sistema, multiplicaram-se os casos de sucesso, mas também grandes fracassos, o que acabou por determinar um processo de depuração das redes.
Para muitos, hoje o sistema ainda vive seu período de maturação e de maior profissionalização. As redes estão cada dia mais “antenadas” com os processos de gestão e preparadas para enfrentar a concorrência. Com a maior participação dosfranqueados, muitas já operam e promovem o conhecimento mútuo, que certamente as fará crescer.

Franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologiade implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício (sebrae).

Estatísticas

FONTE:

FONTE:

FONTE:

TIPOS DE FRANQUIAS

a) Franquia individual
Esse tipo de franquia está voltado à produção e comercialização de bens, que são produzidos pelofranqueador ou por terceiros previamente licenciados, sob a supervisão do franqueador. O franqueado comercializará exclusivamente em seu ponto de venda os produtos daquela marca. Esta não divide espaços com outras franquias, sendo a mais usual, por manter o conceito adequado de franquia. Como exemplo podemos citar a loja O Boticário, cuja atividade está essencialmente baseada na produção e comercializaçãodos produtos desta marca.
b) Franquia de conversão
O franqueador oferece uma forma original, pessoal e diferente de prestação de serviços, e cede a terceiros o direito de oferecer ao consumidor os mesmos serviços. Ao oferecer estes serviços o franqueado tem que obedecer aos padrões já conhecidos pelo consumidor. Nessa, a experiência empresarial e investimentos do franqueado se revertem para...
tracking img