Oktoberfest

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História de Blumenau
- Blumenau é um município brasileiro da Região Sul, localizado no estado

de Santa Catarina. - Fundada pelo filósofo e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que chegou em um barco via Rio Itajaí-Açu acompanhado de outros dezessetes colonos compatriotas. - A cidade possui uma agenda cultural focada nas festas baseadas no cotidiano e hábitos dos imigranteseuropeus, destacando-se a colonização alemã, com a Oktoberfast, a segunda maior festa sobre cerveja do mundo que em 2012 acontece entre os dias 10 e 28 de outubro[6], e o stammtisch, tradicional reunião de associações na rua XV de Novembro. - A cultura da cidade é fortemente influenciada pela cultura germânica, trazida e cultivada pelos imigrantes alemães que colonizaram a região. Demonstrações dacultura alemã podem ser vistas na arquitetura, nas diversas sociedades de canto, nas festas e nos grupos de danças.

Os imigrantes alemães trouxeram consigo a tradição arquitetônica, mais expressiva através da técnica enxaimel. Tais construções podem ser observadas nas casas da zona rural do município. Na zona urbana, há diversos exemplares que fazem referência ao enxaimel na Rua XV de Novembro,notadamente o edifício da antiga Lojas Moellmann, atual Castelinho da Havan. Outros exemplares importantes são a Prefeitura, construída em 1982, e as lojas do Parque Vila Germânica. Teatro Carlos Gomes, situado na Rua XV de Novembro. •Teatros Sociedade Dramático Cultural Carlos Gomes - Teatro Carlos Gomes •Museus Museu Glaspark - cristais Museu da Água.  Museu da Família Colonial - funciona emuma casa construída em 1864. Encontra-se em exibição objetos que pertenceram aos primeiros colonos alemães da região. Museu da Cerveja Museu de Hábitos e Costumes. Museu Hering.

Turismo A Secretaria de Turismo de Blumenau mantêm 4 roteiros turísticos englobando os diversos aspectos da cidade.

•Roteiro Turístico Centro Histórico •Roteiro Turístico de Natureza Fritz Muller •Roteiro TurísticoIndustrial •Roteiro Cervejarias Artesanais
Para os turistas que chegam, a cidade oferece CATs (Centrais de Atendimento ao Turista) que disponibilizam informações e dicas de atrativos da cidade. E além destes, outro atrativo são as festas, festivais e eventos do município, grande destaque para a Oktoberfast, Festitália, Stammtisch, o Festival Nacional de Danças Folclóricas (FESTFOLK) e a TexFair. A Oktoberfest de Blumenau nasceu inspirada na de Munique que se iniciou em 1810. Sua primeira edição foi realizada em 1984. Considerada a como a segunda maior festa alemã do mundo. Ela começou em 12 São 18 dias de festa que ocorre no mês de Outubro. Tudo começou em 12 de outubro de 1810, quando o Rei Luis I, mais tarde Rei da Baviera, casouse com a Princesa Tereza da Saxônia e para festejar oenlace organizou uma corrida de cavalos. E a festa passou a ser realizada ano após ano com o povo da região. A festa ganhou uma nova dimensão em 1840, quando chegou a Munique o primeiro trem transportando visitantes para o evento. Passaram a ser montadas barracas e promovidas várias atrações. A cerveja, proibida desde os primeiros anos, só começaria a ser servida em 1918. Por consequência dasguerras e pela epidemia de cólera, a Oktoberfest deixou de realizar-se 25 vezes. De 1945 até hoje, aconteceu ininterruptamente. Atualmente, a Oktoberfest de Munique recebe anualmente um público de quase 10 milhões de pessoas. O consumo de cerveja chega a 7 milhões de litros.

Oktoberfest de Munique:
- A Oktoberfest de Munique tornou-se uma das maiores festas populares do mundo; - A históriacomeça há 200 anos, na Bavária, sul da Alemanha; -A primeira Oktoberfest surgiu em 1810 e nada tinha a ver com a festa que conhecemos hoje; -Tudo começou em 12 de outubro de 1810, quando o Rei Luis I, mais tarde Rei da Bavária, casou-se com a Princesa Tereza da Saxônia. Naquela época, foi instituída uma corrida de cavalos para comemorar o casamento e toda a população de Munique foi convidada; - O...
tracking img