Franquia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL – UNIBRASIL

Franquia

Curitiba, 22 de maio de 2010
ADRIANO DIAS
HENRIQUE MARTINSKI

Franquia

Trabalho apresentado por Adriano Dias e Henrique Martinski para a disciplina de Marketing II sob a orientação do Professor Achiles Batista Ferreira Junior.

Curitiba, 22 de maio de 2010

1. INTRODUÇÃOQuando o assunto é empreendedorismo, uma das principais formas de negócio comercial que saltam aos olhos e seduz o futuro empresário é a franquia. Aproveitar a expertise e a boa reputação da marca do franqueador em tecnologia, produtos e serviços, e ainda, ter possibilidades de altos ganhos, de fato atrai muitas pessoas no momento da decisão de onde empreender o capital a ser investido. O Brasil éum país que, segundo o Censo do Franchising 2000, vem crescendo de forma extraordinária neste setor, mostrando um terreno fértil ao interessado em investimento seguro e promissor no ramo comercial. No entanto cautela e pesquisa detalhada de mercado são necessárias para não arriscar o dinheiro em um investimento mal calculado e sem planejamento em uma franquia, atitude que pode levar o indivíduo aum final infeliz.

2. FRANQUIA
Uma modalidade de negócio comercial que abrange a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre o detentor de uma marca – o franqueador - e o comprador de sua licença para uso da marca – o franqueado.
É um mercado amadurecido, já consolidado e com grandes expectativas de crescimento.
Segundo aAssociação Brasileira de Franchising – ABF – a partir de 2001 até 2009 o setor aumentou seu faturamento de 25 bilhões para 63 bilhões, trazendo um crescimento de 600 para 1.643 redes em todo o país, tendo como o campeão no ranking das franquias – O Boticário – com 2.815 unidades no Brasil, seguido por Kumon (educação e treinamento) com 1.599 unidades, e em terceiro a Colchões Ortobom com 1.414 unidadesespalhadas pelo país.
Os líderes de segmento das franquias são respectivamente: Acessórios pessoais e calçados, Alimentação, educação e treinamento, como afirmam os dados da ABF, tanto em faturamento, redes ou unidades franqueadas.
É importante ressaltar que das redes de franquias existentes no Brasil, 94% são nacionais, o que significa que somente 6% são master-franquias, o quesignifica que o setor está amadurecendo e ficando cada vez mais competitivo no mercado exterior.
2.1 FRANQUEADO
É o empreendedor que adquire o produto, serviço e a marca de um negócio, pagando uma taxa única na aquisição desta franquia. A partir daí realiza-se o pagamento contínuo de royalties, que são valores estipulados e pagos pelo repasse de tecnologia, treinamentos, desenvolvimento depesquisas e suporte operacional, que são cobrados conforme o potencial de cada empresa, sobre o faturamento bruto, ou valores totais pré-fixados determinados em pagamentos mensais ao detentor da marca.
2.2 FRANQUEADOR
É o dono da marca que estabelece em contrato as condições para obtenção de sua marca, tendo como retorno do negócio as taxas e royalties cobrados dos seus franqueados, porémsem controlar os investimentos dos seus parceiros. A essência do negócio está na parceria.
2.3 FRANCHISING
É a estratégia utilizada pela Administração, para comercializar a licença do uso de uma marca e sua infra-estrutura, a pessoas interessadas em seu negócio e também a boa reputação desta marca.
3. RISCOS E VANTAGENS PARA O FRANQUEADO

3.1 VANTAGENS
• Perspectiva desucesso de um negócio já experimentado, com marca
consagrada no mercado; 
• Planejamento e pesquisas, orientações e aperfeiçoamentos sob a responsabilidade do franqueador;
• Conhecimento do mercado, pontos fortes e fracos, com apoio de especialistas;
• Instalação (comunicação visual/arquitetura);
• Economia de escala em compras de maiores volumes e custos de propaganda,...
tracking img