Francis bacon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O empirismo é uma das possíveis respostas da origem do conhecimento.
O empirismo afirma que o conhecimento provem exclusivamente da experiência e assim vai desvalorizar a razão.
O empirismo dizque o homem quando nasce está vazio de conhecimento, que não conhece nada.
O empirismo nega as ideias inatas. O princípio do empirismo são as impressões. Seguidamente juntamos todas as impressões eformamos uma impressão complexa.
Hume verifica em 1º lugar que o homem possui por um lado impressões e por outro ideias. Por impressão, ele entende a sensação imediata da realidade exterior. Porideia entende a recordação dessa sensação.
Podemos dizer que a impressão sensível é o original e a ideia ou recordação é a cópia pálida.
Hume daria razão a Descartes quanto á importância de seconstruir um raciocínio a partir da base.
Informação central do empirismo: Não há nada na nossa mente que não tenha passado pelos sentidos.





Empirismo – Francis Bacon
O empirismo é uma correntefilosófica que toma como guia a experiência para validar as suas afirmações no campo da teoria do conhecimento e da filosofia da ciência. A palavra empirismo vem do grego empeiria, significabasicamente uma forma de saber que vem da experiência sensível, ou seja, das sensações ao vermos as coisas, ao sentirmos com o corpo, e dos dados acumulados com base nessa prática.
Os empiristas tiveram comoinspiração a seguinte frase de Aristóteles: “Nada está no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos.” Ideias inatas, conhecimento anterior à experiência ou independente desta, nem pensar!Essa corrente desenvolveu-se sobretudo na Inglaterra certamente pelo grande desenvolvimento social, econômico e político que este país vivia no séc. XVI. A filosofia empirista está diretamenterelacionada à criação da “Real Sociedade de Londres para o Progresso do Conhecimento Natural”, fundada em 1660. Patrocinada pelos ricos comerciantes da época, que tinham interesses nas possíveis aplicações...
tracking img