1 E 2 lei de mendel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1030 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
THAYANE CASTRO DE OLIVEIRA








PRIMEIRA E SEGUNDA LEI DE MENDEL


Trabalho de pesquisa bibliográfica exigido como nota parcial da disciplina de Biologia.
Professor: Adriano Rodrigues de Souza.
Série: 3° ano 2






Boa Vista do Ramos/Am
2012




INTRODUÇÃO
Gregor Johann Mendel, (1822-1884) monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco. Nasceu na regiãode Troppau (hoje chamada Opava), na Silésia, que então pertencia à Áustria. Foi o criador de uma teoria que mais tarde seria uma grande descoberta, As leis de Mendelµ assim conhecidas atualmente.
Primeira Lei de Mendel
A ervilha Psim sativum: planta de fácil cultivo e ciclo de vida curto, com flores hermafroditas e que reproduzem por autofecundação, além de suas características contrastantes,sem intermediários: amarelas ou verdes; lisas ou rugosas; altas ou baixas; flores púrpuras ou brancas, dentre outras. Suas experiências foram, também, muito significantes para a compreensão de algumas lacunas da Teoria da Evolução, proposta tempos antes.
Além disso, o monge selecionou e fez a análise criteriosa, em separado, para cada par das sete características que identificou; considerou umnúmero apreciável de indivíduos de várias gerações; e, para iniciar seus primeiros cruzamentos, teve o cuidado de escolher exemplares puros, observando-as por seis gerações resultantes da autofecundação, para confirmar se realmente só dariam origem a indivíduos semelhantes a ele e entre si.

Segunda Lei de Mendel
Em suas primeiras experiências, Mendel verificou apenas uma característica de cadavez (monoibridismo), não se preocupando com as demais características. Depois de muitas experiências, Mendel prosseguiu com suas pesquisas e começou a se preocupar com o comportamento de duas características, analisando dois caracteres ao mesmo tempo. Ao verificar cruzamentos que envolviam dois tipos de características (di-hibridismo), Mendel enunciou a sua segunda lei, também chamada de lei dasegregação independente ou lei da recombinação.









DESENVOLVIMENTO
Primeira Lei de Mendel
Executando a fecundação cruzada da parte masculina de uma planta de semente amarela com a feminina de uma verde (geração parental, ou P), observou que os descendentes, que chamou de geração F1, eram somente de sementes amarelas. Autofecundando esses exemplares, a F2 se apresentou naproporção de 3 sementes amar marcelas amarelas para 1 verde (3:1).
Com esses dados, Mendel considerou as sementes verdes como recessivas e as amarelas, dominantes. Fazendo o mesmo tipo de análise para as outras características dessa planta, concluiu que, em todos os casos, havia a mesma proporção de 3:1.
O experimento de Mendel
Mendel selecionava determinado caráter de geração pura, edenominava-as de geração parenteral = P. Retirava as anteras (produtor de pólen) das flores. Estas flores atuavam como "fêmeas". Retirava pólen de outra planta e fazia a polinização.
• Cruzando plantas com semente lisa e semente rugosa, Mendel obteve na primeira geração (F1) 100% de Lisa provando que as sementes lisas são dominantes, na segunda geração (F2) 75% de Lisa e 25% de Rugosa.
• Mendel trabalhoucom vários caracteres notando que:
• Em F1 prevalecia as características apenas de um;
• Em F2 75% com características do dominante e 25% com características recessivas.


Com esse experimento, deduziu que:
• As características hereditárias são determinadas por fatores herdados dos pais e das mães na mesma proporção;
• Tais fatores se separam na formação dos gametas;
• Indivíduos delinhagens puras possuem todos seus gametas iguais, ao passo que híbridos produzirão dois tipos distintos, também na mesma proporção.
Esse processo de segregação de um dos genes deu o nome a primeira lei de Mendel - Lei da segregação Assim, a Primeira Lei de Mendel pode ser enunciada desta forma:
”Cada caráter é determinado por um par de fatores genéticos denominados alelos. Estes, na formação dos...
tracking img