Habronemose equina

HABRONEMOSE EQUINA

INTRODUÇÃO

A Habronemose é uma enfermidade parasitária que acomete os eqüídeos, causada por nematóides que parasitam o estomago dos hospedeiros definitivos, cujo ovos sãoeliminados nas fezes e tem como hospedeiros intermediários muscídeos cosmopolitas das espécies Musca domenstica, Stomoxys calcintrans e outros menos freqüentes (ANDERSON ,2001 e TIMOTHY, 2000).
Oprincipal motivo da alta prevalência da habronemose no pais é a falha no manejo sanitário dos rebanhos e muitas vezes a falta de informação sobre tratamento, controle e ciclo evolutivo do agente. Aenfermidade possui diversos nomes de acordo com sua região brasileira como: “Ferida de verão”, “Câncer do Pântano”, “Bursatti”, “Feridas Estivais”, “Ferida dos machos” e “Esponja” (AIELLO, 2001).

PATOGENIAE SINAIS CLÍNICOS

As formas clínicas da habronemose serão manifestadas de acordo com a localização dos nematóides adultos e das larvas de terceiro estagio, podendo ser: habronemose gástrica,habronemose cutânea, habronemose conjuntival e habronemose pulmonar. Encontram-se nódulos habronemóticos no baço com lesões supurativas (REBHUN et al, 1981 e FORTES, 1997 e BLOOD, RADOSTITS, 2002 ).Habronemose Gástrica

As larvas de H. megastoma podem formar granulomas eosinofílicos na parede do estomago, principalmente na região glandular. Estes granulomas podem formar lesões nodulares fibrosassolidas com ate 5 a 7 cm de diâmetro (KNOTTENBELT, PASCOE, 1998).
A maioria dessas lesões são nódulos que contem parasitas adultos que ficam cobertos por material caseoso e necrótico. Estes nódulosapresentam um orifício central por onde os ovos e as larvas passam para a luz do estomago (BLOOD, RADOSTITS, 2002 e THOMASSIAN, 2005).
De modo geral a habronemose gástrica não paresenta sinaisclínicos, mas algumas vezes, as animais acometidos podem apresentar pelagem seca, sem brilho e apetite variável. Eventualmente, pode ocorrer perfuração da parede gástrica seguida por peritonite. Neste...
tracking img