Fototerapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fototerapia
O que é?
A fototerapia é um tratamento hospitalar aplicado a crianças com valores elevados de bilirrubina no sangue, o que lhes confere a cor amarelada (ictérica) da pele.
Consiste em colocar a criança debaixo de uma fonte de luz intensa, que será absorvida pela pele provocando alterações químicas nas moléculas de bilirrubina presentes debaixo da pele. Estas moléculas sãotransformadas em derivados hidrossolúveis, facilitando desta forma a eliminação mais rápida do organismo.
A eficácia deste tratamento depende da intensidade da luz emitida pelos aparelhos, do espectro de emissão ser próximo do de absorção da bilirrubina, da idade do recém-nascido, da idade gestacional, do peso de nascimento, da causa da icterícia e do valor da bilirrubina no início do tratamento.
Estetratamento pode levar à degeneração da retina devido à exposição prolongada da luz, pelo que é imprescindível uma correta proteção dos olhos.
 Surge ao segundo ou terceiro dia de vida, devido a haver excesso de um pigmento amarelo do sangue – bilirrubina, para a capacidade do fígado em metabolizá-la. Esta coloração inicia na face e vai progredindo gradualmente pelo tronco, braços e pernas.
Tiposde icterícia?
Fisiológica: Ocorre em mais de 50% dos recém-nascidos, devido ao seu metabolismo lento da bilirrubina. Geralmente surge entre o 2º e o 4º dias de vida e desaparece entre a 1ª e a 2ª semana de idade e considerada a mais normal.
Aleitamento materno: Em 1% a 2% de bebes alimentados ao peito, pode ocorrer icterícia causada por substâncias que reduzem a excreção intestinal dabilirrubina. Começa geralmente por volta dos 4 a 7 dias de vida e pode durar de 3 a 10 semanas.
Se houver incompatibilidade entre o grupo sanguíneo do bebe e da mãe (Rh ou ABO), a icterícia pode manifestar-se no 1º dia de vida sendo esta mais severa. É prevenida através de uma injeção de imunoglobulina anti-Rh na mãe dentro das primeiras 72 horas após o parto. Isto impede a formação de anticorpos quepoderiam colocar em risco os próximos bebes.
Se a icterícia for de níveis leves a moderados, desaparece por volta do 6º dia, sem recorrer a tratamentos.
Se a icterícia atingir níveis mais altos, o médico pode prescrever fototerapia (banhos de luz).
Icterícia patológica: Em contraste, a icterícia patológica ocorre dentro das primeiras 24 horas após o nascimento; o nível de bilirrubina sérica se elevaacima de 13mg/dl. A icterícia patológica pode se originar de condições como incompatibilidade sanguínea ABO ou Rh; anormalidades hepáticas, biliares ou metabólicas ou infecção.
Destaca que o risco de hiperbilirrubinemia é maior em neonatos prematuros, aqueles que estão doentes, aqueles que têm anemia hemolítica autoimune e aqueles que sofreram um parto traumático que leve a hematomas epolissemia. Condições como hipóxia e hipoglicemia (caracterizada por deslocamento da bilirrubina de seus locais de ligação) predispõem o neonato a hiperbilirrubinemia.
Enumera outras condições que podem causar a icterícia patológica (relacionada a doenças) no recém-nascido e estas condições dever ser descartadas caso a icterícia persista, ou se os outros sintomas relacionados se manifestarem.
Montagem doberço:
A unidade de fototerapia apresenta-se em demanda de três partes:
Conjunto de refletor
Conjunto de coluna
Conjunto de base
Para a montagem do equipamento acople o conjunto da coluna junto com o conjunto da base e fixe através dos seus respectivos parafusos e suas arruelas de pressão
Posteriormente acople o conjunto de refletor junto ao conjunto de coluna e fixe som seus respectivosparafusos e suas arruelas de pressão.
Cuidados de enfermagem:
* Colocar uma proteção nos olhos do RN
* Explicar o procedimento para o familiar
* Ligar o aparelho. Verificar se todas as lâmpadas estão acesas. O aparelho de fototerapia deve ter no mínimo seis lâmpadas para maior eficácia do tratamento. Medir a intensidade da luz com o radiômetro, distando 10 a 50 cm das lâmpadas na...
tracking img