Fototerapia e pic

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pressão Intracraniana(Pig)
A pressão intracraniana pode ser definida como a resultante entre o volume do LCR, volume sangüíneo intracerebral e o volume cerebral. Desta forma podemos observar que a pressão intracraniana (PIC) se mantém constante graças a inter-relação entre o volume do líquido céfal-raquidiano (VLCR ), volume sangüíneo cerebral (VSC) e o volume cerebral (VC).
CUIDADOSDE ENFERMAGEM NA PIC
Aproximadamente 30 a 50% das mortes decorrentes do trauma são devidas ao trauma craniencefálico e quando se considera as mortes resultantes de acidentes automobilísticos mais de 60% delas são devidos ao trauma craniencefálicos.
A calota craniana rígida contém tecido cerebral (1.400g),sangue (75ml) e líquido cefalorraquidiano (LCR;75ml).O volume e apressão desses três componentes estão,em geral,em um estado de equilíbrio.
• FSC diminuído ( A PIC aumentada pode reduzir significativamente o fluxo sanguíneo cerebral (FSC),resultando em isquêmia.A equipe de enfermagem deve ficar atenta as oscilações da PIC é comunicar o Intensivista imediatamente.
• Em pacientes acordados o sinal mais precose da alteração da PIC é alteração no nível deconsciência.
• Mantendo perfusão cerebral ( débito cardíaco é mantido para gerar a perfusão adequada para cerebro.A eficácia do débito cardíaco é refletida na PPC que é mantida acima 70mmhg).
Débito Cardíaco: É o volume de sangue bombeado por um ventrículo pro unidade de tempo. É determinado pela relação entre a Frequência Cardíaca (FC) e o Volume Sistólico (VS) DC = FC x VS. ( Unidadeusualmente utilizada é litros por minuto).A equipe de enfermagem deve ficar atenta FC é comunicar intensivista alterações.
• Hipertermia - O controle da temperatura está voltado para impedir uma elevação da temperatura,porque febre aumenta metabolismo cerebral e a velocidade com que se forma o edema cerebral.O aumento do edema mais tremor do aumento da temperatura corporal aumentam a PIC.
• Dor(equipe de enfermagem deve sempre ficar atenta se esse paciente não está com dor,pois dor leva ao aumento da PIC).
• Manter decúbito a 30 graus(O decúbito baixo favorece o aumento da PIC por promover estase venosa).
• PROMOVER ALINHAMENTO TRONCO-CEFÁLICO , mantendo cabeça centralizada (A queda da cabeça para a lateral causa uma diminuição do retorno venoso , podendo causar alteraçõesindesejáveis na pressão intracraniana ( PIC ).

• Aspiração endotraqueal interfere no valor da PIC, mas não é considerada contra indicada, sendo apenas realizada de forma cautelosa e num curto período de tempo.obs: Os níveis elevados de PaCO2 e níveis baixos de PaO2 claramente contribuem para a vasodilatação cerebral e, portanto ao aumento da PIC, a duração da aspiração endotraqueal deveria serlimitada, não passando dos 10 segundos.
• Apesar de frequentemente ser realizada, a aspiração endotraqueal está associada a várias complicações como,arritmias cardíacas, aumento da pressão intracraniana, atelectasia, instabilidade hemodinâmica e quedas na saturação arterial de oxigênio em pacientes que requerem pressão final expiratória positiva (PEEP) e fração inspirada de oxigênio (FiO²)elevados, além de pneumonia nosocomial. O sistema fechado de aspiração traqueal TRACH-CARE é preferêncial em pacientes com PIC.
Recomendação bilbiografica: ELIAS KNOBEL - TERAPIA INTENSIVA – NEUROLOGIA
Cuidados Intensivos Editora Guanabara/Nancy H.
Cuidados Intensivos /Maria Tereza Soy Andrade


Leia mais:http://mmintensivecare.webnode.pt/enfermagem/pam/pic/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br

Fototerapia
A icterícia é uma das alterações mais frequentes tanto em recém-nascidos a termo quanto em prematuros. A fototerapia é o tratamento mais utilizado nestes casos, porém este tratamento pode ocasionar algumas alterações no bebê, as quais devem...
tracking img