Sociologia diversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA
1) O que podemos observar é que a história britânica contou com uma série de experiências que fez dela o primeiro dos países a transformar as feições do capitalismo mercantilista. Entreos aspectos que impulsionaram a emergência das revoluções, podemos destacar os conflitos entre elites e entre classes, o vanguardismo de suas políticas liberais, o incentivo ao desenvolvimento daeconomia burguesa e um conjunto de inovações tecnológicas que colocaram a Inglaterra à frente do processo revolucionário mundial.
2) Ao longo dos séculos XVII e XVIII a burguesia se demonstrará como umaclasse social revolucionária, destruindo a ordem feudal, consolidando o capitalismo e transformando o Estado para atender seus interesses. A era das revoluções foi considerada a era burguesa pois essaclasse entrou em ascensão nesse período, em busca do fim do estado absolutista e do liberalismo politico e econômico.
3) Tais revoluções só se tornaram possíveis graças ao acumulo de capital e aoliberalismo econômico, por isso existe uma relação tão próxima entre o capitalismo e tais revoluções. O capitalismo havia se tornado o novo modo econômico e a partir de tal mudança os monopólioscomerciais chegariam ao fim.
4) Foi durante a Revolução Francesa que a nobreza perdeu muitos de seus privilégios em relação às outras classes sociais. Durante essa época ocorreu a aprovação da primeiraDeclaração dos Direitos do Homem, onde nela continha leis que garantiam os direitos individuais e coletivos dos cidadãos. Foi por esses motivos que nessa época se diz que foi inaugurada a era dosdireitos políticos.
5) Com as revoluções houve uma grande mudança no cenário politico europeu da época. Um dos maiores objetivos era tornar o Estado, que antes era absolutista, em um Estado com grandeliberalismo politico. Foram a partir das revoluções que o absolutismo vigente entrou em declínio, dando lugar a formação do Estado e das Republicas Parlamentaristas.
6) O processo de acumulação de...
tracking img