Foto envelhecimento- resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UVA Danos
Fotoenvelhecimento: Manchas,,câncer e outras alterações a nível celular com efeitos visíveis a longo prazo.
Incidência Incidência:
Praticamente constante o ano inteiro. Aumenta um pouco entre as 10 e 16h.
X

UVB Danos
Vermelhidão, queimaduras, diminui a resistência imunológica ("manchas de piscina" - micoses), câncer (menos intensidade que UVA). Efeitos a curto prazo.Incidência Incidência:
Aumenta muito no verão. Pricipalmente entra as 10 e 16h
   Fotoenvelhecimento Queimadura Solar 
Os raios UVA são mais perigosos para a pele e atuam o ano inteiro da mesma forma. Por isso, deve-se usar filtro solar com proteção UVA todos os dias do ano, não somente no verão!!!

Como sempre, a melhor maneira é PREVENIR!!! Nunca é tarde para iniciar os cuidados necessárioscom o sol!!! Os danos causados pela radiação são cumulativos, ou seja, acumulados durante a vida, e muitos deles são irreversíveis. Mas pode-se fazer o tratamento das manchas com clareadores. Consulte seu médico dermatologista para maiores informações sobre estes produtos. No caso de queimaduras graves deve-se procurar orientação médica. Em pequenas vermelhidões pode-se fazer uso de loçõespós-sol que ajudam a diminuir as reações inflamatórias locais e a hidratar a pele. | |
  |
Atenção - Importante: O conteúdo deta página tem como objetivo informar o paciente e não visa substituir a orientação médica. Este guia apresenta as informações de modo resumido e leva em conta os padrões que servem para a mioria dos indivíduos, casos especiais devem ser considerados a parte ebuscada a devida orientação junto ao seu médico. |
Ao contrário do que se pensava há alguns anos, grande parte das alterações que encontramos na nossa pele, especialmente após os 30 anos, não são decorrentes do aumnto da idade e sim da exposição ao sol durante toda a nossa vida. O termo fotoenvelhecimento é usado atualmente para caracterizar as alterações causadas pelo sol em nossa pele. Seusprincipais sinais são:- rugas- manchas marrons- aspereza- telangiectasias (pequenos vasos na superfície da pele)- cor amarelada da peleToda essa exposição solar ocorre especialmente no nosso dia-a-dia: no carro, nas caminhadas na hora do almoço, durante a prática de esportes etc.As nossas atividades diárias contribuem com aproximadamente 80% da nossa exposição solar total. Os raios solares que estãomais envolvidos no processo do fotoenvelhecimento são os raios ultravioleta, que são divididos em dois tipos UVA, que penetram até as camadas mais profundas da pele, e os UVB, que tem uma atuação na camada mais superficial da pele. Mas no geral, ambos podem ser nocivos à saúde.
Envelhecimento cutâneo
O conceito de beleza atualmente em vigor e procurado pela grande maioria das pessoas é o dapele jovem, sem manchas ou rugas. Entretanto, com o avanço da idade, a pele começa a sofrer alterações que modificarão seu aspecto gradativamente caracterizando o envelhecimento cutâneo.
Mas por que com a idade a pele transforma-se dando origem ao surgimento de manchas, rugas e ao aspecto de pele "sem viço" ? O motivo de tal transformação são as alterações decorrentes do envelhecimento intrínseco eextrínseco da pele.
O envelhecimento intrínseco é decorrente do desgaste natural do organismo, causado pelo passar dos anos, sem a interferência de agentes externos e equivale ao envelhecimento de todos os órgãos, inclusive a pele. A aparência é a da pele idosa encontrada na face interna do braço, próxima à axila. É uma pele fina, com pouca elasticidade, mais flácida e apresentando finas rugas,porém sem manchas ou alterações da sua superfície.
O envelhecimento extrínseco, ou fotoenvelhecimento é aquele decorrente do efeito da radiação ultra-violeta do sol sobre a pele durante toda a vida. O sol, que propicia momentos de lazer e que dá o bronzeado que aprendemos a considerar como modelo de saúde e beleza, é também o principal responsável pelo envelhecimento cutâneo, pois é a sua ação...
tracking img