Fornos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
...............................................................................................................................


ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS- MÓDULO ESPECÍFICOS















Portfólio HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO...............................................................................................................................
Guarulhos
2012


















Portfólio HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO










Trabalho apresentado ao Curso Gestão em Recursos Humanos da Faculdade ENIAC para a disciplina Higiene e Segurança do Trabalho.





















Guarulhos2012

[pic]



Respostas


Antonio de Tal foi contratado sob as normas da CLT, pela empresa SIDEFORM – SIDERÚGIA, para operar um forno. Você como profissional de segurança do trabalho deve elaborar o manual de segurança do trabalho (quais os equipamentos de proteção individual EPI’S que o contratado deve usar no seu dia a dia) e o treinamento em parceria com a CIPA, com base na norma NR1,visando o dar o melhor desempenho para o empregado, uma vez que a rotina de trabalho de uma siderúrgica é extremamente desgastante. Você deverá também criar o mapa de riscos do setor de produção.


Os EPI’s( equipamentos de proteção individual) são necessarios para a total segurança do empregado, evitando assim futuros acidentes no setor.Para a realização do trabalho o operador de forno deveusar os seguintes :

Proteção para Cabeça (Crânio)
Capacete de segurança - proteção contra impactos provenientes de quedas ou projeção de objetos, agentes meteorológicos e, queimaduras ou choque elétrico. O capacete de segurança pode ser utilizado com diversos acessórios como capuz (proteção contra o frio), protetor facial, protetor auditivo, máscara de soldador e suporte para lanterna (namineração).

Proteção para o Cabelo.
Podem ser utilizados o boné de forneiro/fundidor (com viseira e filtros de luz para proteção contra luminosidades excessivas e poeiras) e o capuz com visor (com filtros de luz), utilizados nos trabalhos de altas temperaturas.

Proteção para a Face e Pescoço.
Protetores faciais - proteção contra impacto de partículas volantes e respingos de líquidos prejudiciaise, contra o ofuscamento e o calor radiante. O protetor indicado para um forneiro é o visor de tela: contra impactos e calor radiante, evitando enlaçamentos, anteparo aluminizado com visor: contra o calor radiante, impactos e radiações luminosas provenientes de operações a quente.

Proteção para a Visão.
Protetores oculares: proteção contra lesões ocasionadas por partículas, respingos, vaporesde produtos químicos e radiações luminosas intensas. O protetor indicado para um forneiro é o óculos contra ofuscamento e radiações lesivas: providos de filtros de luz para radiações infravermelhas (luz solar, fornos, solda elétrica ou gás, metais em fusão ou incandescentes) e para radiações ultravioletas (luz solar, arco voltaico, lâmpadas UV).

Proteção Respiratória.
Protetores Respiratórios:para a atividade em ambientes com deficiência de oxigênio (teor menor que 18% de volume) e/ou presença de contaminantes (gases, vapores, poeiras, fumos, fumaças, névoas e neblinas).
Tipos de protetores respiratórios:
1- Aparelhos Purificadores (máscaras a filtro): são dependentes do ambiente e só podem ser empregados em ambientes com teor de oxigênio igual ou superior a 18% de volume.
Fornecemao usuário o ar próprio para ser respirado, purificando o ar ambiente antes de ser inalado. Constitui-se de uma estrutura facial (inteira ou parcial) dotada de um ou mais filtros.
Tipos de Filtros:
Mecânicos: específicos contra poeiras, fumos, fumaças, neblinas e névoas, também denominados de respiradores;
Químicos: máscaras contra gases ou vapores nocivos com filtros específicos a uma dada...
tracking img