Fornos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FORNO ELETRICO POR INDUÇAO

Características físicas e técnicas do forno

Em principio o forno a indução é um transformador no qual o primário é constituído por uma bobina que é percorrida por uma corrente alternada e que induz um campo eletromagnético alternado na carga do forno a qual constitui o secundário do transformador. Mantendo-se a resistividade da carga entre determinados limites,induz-se no metal potencia elevada que aquece rapidamente a carga ate a sua fusão.

Fornos a indução podem ser classificados em:

⎫ Fornos a indução com núcleo

⎫ Fornos a indução sem núcleo

Os fornos a indução com núcleo são hoje em dia referencia para a fusão de metais não ferrosos se bem que encontrem também aplicação na função de ferros fundidos. Funcionam em freqüência de linha ea bobina do forno é envolvida sobre um núcleo de aço laminado fechado do tipo utilizado em transformadores. O conjunto por sua vez é envolvido por uma camada refrataria e disposto de modo a se formar ao seu redor um canal de metal liquido após a fusão do banho do forno, como segue a figura:

Fornos de indução sem núcleo funcionam também segundo o principio de um transformador porem desprovidodo seu núcleo magnético. O principio do transformador é constituído de uma bobina em geral construída em tubo de cobre, de pouca espiras e que é percorrida pela corrente primaria sendo refrigerada por água que circula através da mesma. A figura abaixo representa esquematicamente o cadinho de reta tal forno e indica as linhas de forças eletromagnéticas e as correntes de circulação do banhoprovocadas durante a fusão. O rendimento do forno de indução sem núcleo é inferior ao do forno com núcleo e varia entre 75% e 85% segundo a freqüência utilizada e o metal a fundir.

O forno a indução de cadinho, é um forno elétrico, composto por um painel de comando, conectado a dois cadinhos ou três em condições especiais.

• Forno 1: média freqüência com dois cadinhos;
• Forno 2:média freqüência com três cadinhos.

O painel controla e transmite a energia elétrica aos cadinhos (um de cada vez), fundindo assim a carga metálica no seu interior. É composto por três sistemas distintos:

• Circuito elétrico;
• Circuito de refrigeração (do cadinho e do painel);
• Circuito hidráulico.
O cadinho é composto pelas seguintes partes:

1. Carcaça;

2. Bobinas;3. Refratário isolante das bobinas;

4. Refratário do fundo;

5. Papelão de amianto;

6. Refratário de trabalho;

7. Refratário da borda;

8. Tampa.

A figura mostra um esquema do forno de indução a cadinho:

Os fornos a indução são hoje equipamentos muito importantes ao processo de fundição, sobretudo pela qualidade das peças produzidas por este processo. O fatoreconômico é variável, pois, depende da situação econômica e dos recursos de cada região.

Existem variadas capacidades para os cadinhos dos fornos a indução, dependendo é claro da produção desejada da empresa. No caso dos fornos do CETEF seus cadinhos possuem as seguintes capacidades:

• Forno 1:
- Cadinho 1:

- Capacidade nominal: 40 Kg

-Capacidade para ferro fundido: 50 Kg

- Capacidade para alumínio: 20 Kg

- Capacidade para ligas de cobre: 60 Kg

- Cadinho 2:

- Capacidade nominal: 25 Kg

- Capacidade para ferro fundido: 30 Kg

- Capacidade para alumínio: 10 Kg

- Capacidade para ligas de cobre: 35 Kg

• Forno 2:

-Cadinho 1:

- Capacidade nominal: 250 Kg

- Capacidade para ferro fundido: 320 Kg

- Capacidade para alumínio: 100 Kg

- Capacidade para ligas de cobre: 395 Kg

- Cadinho 2:

- Capacidade nominal: 90 Kg

- Capacidade para ferro fundido: 120 Kg...
tracking img