Fornecedores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Unitização de Cargas

















Unitização de Cargas










SUMÁRIO

1 Container 4
1.1 Padronização e características 4
1.3 Processo de estufagem 6
1.4 Mercadoria com controle de temperatura 7
1.5 Recebimento Container para estufagem 7
1.6 Movimentos que podem afetar o container 7
1.7 Local de Operação 7
1.8 Aluguel de container 8
1.9Demurrage de container 8
1.10 Custos de estufagem e desova 8
2 Unitização de cargas: Vantagens e Desvantagens entre pallet e container 9
CONCLUSÃO 10











1 Container

Em geral são caixas construídas em aço, alumínio ou fibra, criadas para o transporte unitizado de mercadorias e suficientemente fortes para resistir ao uso constante, compõem em um equipamento do veiculotransportador, que se caracteriza pela resistência e facilidade de transporte de mercadorias, por um ou mais modais. São providos de portas, escotilhas e aberturas que permitem o seu estufamento e esvaziamento com facilidade.

1.1 Padronização e características

Para que o container pudesse ser utilizado igualmente em diversos navios, bem como em outros modais foi criado uma padronização pela ISO(International Organization for Standardization) e pela ASA (American Standard Association). Com o tempo a maioria dos países aderiram como padrão as especificações e dimensões propostas pela ISO, o que facilitou a construção de navios, caminhões e equipamentos apropriados para seu embarque, desembarque e movimentação.
No Brasil as normas da ISO foram adotadas pela ABNT, que em 1971 emitiu asprimeiras normas relativas ao container, sua terminologia, classificação, dimensões, especificações, etc. O INMETRO é responsável pelas adaptações das normas ISSO, e emite os Certificados de Qualidade do Container.
As unidades de medidas utilizadas para a padronização das dimensões dos containers são pés (‘) e polegadas (“). São duas unidades de medidas inglesas escolhidas para definir as medidas doscontainers, e significam: um pé é igual a 30,48 cm e uma polegada é equivalente a 2,54 cm.
Embora o container seja considerado como uma “embalagem” que facilita o transporte de mercadorias, para todos os efeitos legais ele é considerado um equipamento do veiculo transportador, não se levando e conta, portanto seu peso ou volume para calcular o frete.
Com a crescente unitização de cargas, muitostipos de containers foram criados ao longo do tempo, existindo hoje unidades adaptadas para todos os tipos de mercadorias, como granéis líquidos, granéis sólidos, refrigerados, petróleo, minérios e animais vivos.
Os containers são os mais diversificados porem devem estar sempre de acordo com as Padronizações Internacionais. Abaixo segue os vários tipos de containers e a mercadoria destinada:
•Dry Box- indicado para a maioria das cargas gerais secas existentes. Exemplo: alimentos, roupas, móveis.
• Bulk Container- similar ao Dry Box, é apropriado para transporte de granéis sólidos. Exemplo: produtos agrícolas.
• Ventilated- adequado para transporte de cargas que requerem ventilação. Exemplo: café e cacau.
• Reefer- apropriado para embarque de cargas perecíveis e que exigem controle detemperatura, como congeladas ou refrigeradas. Exemplo: carnes, sorvetes, frutas.
• Open Top- adequado para transporte de cargas que apresentam dificuldades para embarque pela porta dos fundos, e necessitam de um acesso especial, geralmente pelo teto do container.
• Half Height- adequado para embarque de minérios, cuja carga é extremamente densa.
• Open Side- é apropriado para mercadorias queapresentam dificuldade de embarque pela porta dos fundos, ou que excedam um pouco a largura do equipamento.
• Flat Rack- esse tipo de container é uma combinação do Open Top e Open Side, sem as paredes laterais e sem teto, apenas com as duas cabeceiras. É adequado para cargas pesadas e grandes.
• Plataform- container plataforma, sem paredes laterais, cabeceiras e teto, tendo apenas o piso....
tracking img