Contabilidade internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSO DE CONVERGÊNCIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS BRASILEIRAS PARA AS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS INTERNACIONAIS.








Projeto de pesquisa de Monografia apresentado como requisito para a obtenção do Grau de Bacharel de em Ciências Contábeis da Universidade de Caxias do Sul.






Bento Gonçalves

2011








SUMÁRIO

1Introdução 4

2 problema de pesquisa 6
2.1 Motivação e breve descrição do Problema 6
2.2 Delimitação do problema 7
2.3 Definição do problema de pesquisa 8

3 Hipóteses ou proposições 10

4 Objetivos 11
4.1 Objetivo geral 11
4.2 Objetivos específicos 11

5 justificativa 12

6 REFERENCIAL TEÓRICO 14

7 Metodologia 17
7.1 Método de pesquisa escolhido 17
7.2 Definição dos recursos 178 ESTRUTURA 18
8.1 Sumario 18
8.2 Comentários 19

9 Cronograma 21

Referências bibliográficas 22



Introdução

Houve época em que a Contabilidade de cada país tinha uma configuração especifica, hoje as economias estão interligadas e a contabilidade que é umas das ciências mais internacionacionalizadas, requer padrões uniformes e regras harmonizadas entre os diversos países. Omundo vem assistindo a uma continuada revolução econômica-financeira-contábil, especialmente através do incessante surgimento de novos conceitos, instrumentos e produtos. A abertura do mercado internacional e consequente criação de empresas transnacionais no mundo globalizado, faz com que o futuro solicite um mundo que tenha normas globais de encontro com o interesse da comunidade empresarial. Asinformações contábeis somente serão uteis para os usuários da contabilidade, se elas auxiliarem a adoção das melhores decisões econômicas e financeiras. Interpretações diferentes dos mesmos eventos e transações levam á falta de comparabilidade das demonstrações contábeis, o que pode fazer com que a informação contábil perca credibilidade no cenário mundial.
O processo de profundasalterações que o nosso país atravessa, como resultado de fatores históricos internos e de uma opção clara no sentido da sua integração num espaço mais amplo, sofisticado, desenvolvido e competitivo, conduziu os nossos gestores á necessidade de, rapidamente, se adaptarem ás estruturas internas das suas empresas e a aperfeiçoarem os seus métodos de gestão global.
O presente trabalho tem como objetivoprincipal tratar sobre a tendência nacional, de se tornar membro deste processo mundial de harmonização das normas contábeis. Foram reunidos tópicos que o profissional da área contábil precisa estar atento, auxiliando o mesmo, nesse movimento em volto á contabilidade brasileira, especialmente nos registros contábeis e demonstrações como o Balanço Patrimonial, das sociedades anônimas.
Osprofissionais da Contabilidade almejam por harmonizar as normas contábeis para que efetivamente possa atingir um grau satisfatório de confiabilidade junto ao público externo, dando maior transparência e segurança às informações contábeis.
Sabemos que existem diversas barreiras que deverão ser superadas pelos estudiosos da contabilidade, como a da linguagem e da moeda, aliada as diferençasexistentes entre os princípios contábeis adotados em cada país, sem falar na questão tributaria, mas a pressão ocasionada por diversos fatores, inclusive da sociedade, por uma informação mais ampla e precisa, faz com que os profissionais se preocupem em identificar, de forma prática e objetiva, os princípios que rege Ciência Contábil, bem como de fixar normas e regras para sua aplicação.problema de pesquisa


1 Motivação e breve descrição do Problema

A globalização na área da contabilidade não é um fenômeno novo. Mas as conseqüências que este fenômeno tem trazido, os problemas com que se defrontam os profissionais da área, são novos e desafiadores. E um dos mais relevantes...
tracking img