Formação das ozasonas

409 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
DISCIPLINA: QUÍMICA DE ALIMENTOS I
CURSO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS
PROFª: CRISTINA

PRÁTICA 2 FORMAÇÃO DAS OSAZONAS

ANDRESSA CERQUEIRA
ANDREZZA ROUSSEVELT
CLEUMA OLIVEIRA
LUIZ HENRIQUE OLIVEIRA

Feira de Santana
Outubro, 2012.
DISCUSSÃO E RESULTADOS

Procedimento 1. Formação de osazonas Após deixar as soluções em repouso por 15min o precipitado formado foi pouco (só foi perceptível no tubo algumas bolinhas) sendo que a quantidade aparente no tubo da sacarose era mais significativa.

Aquecimento por 15 minutos.

Nos 2 min. Nenhum tubo formou precipitado.
3 min. a Sacarose, Frutose e Glicose formaram precipitado.
10 min. a Lactose formou precipitado.

A partir da observação dos cristais, é sabido que a glicose e a frutose formam cristais iguais, com o formato de agulhas longas. Isso pode ser justificado pelo fato de ambos apresentarem a estrutura igual a partir do carbono 3,diferenciando apenas no fato de a glicose ser uma aldose e a frutose ser uma cetose.

Os cristais formados pela lactose são com o formato de agulhas pequenas bem definidas na forma de asterisco. Isto se deve pelo fato de a lactose ser um composto formado por glicose e galactose que são epímeros (dois diasteroisômeros que diferem em apenas um carbono quiral) no carbono 4.

A sacarose é um açúcar não redutor. Não forma osazona e nem sofre mutarrotação. Estes fatos significam que nem a glicose nem a parcela da frutose da sacarose possui um grupo hemiacetal.

2. Efeito da concentração de açúcares na velocidade de formação de osazonas
Tubos:
1- 0,5 mL de solução de glicose 0,1M e 4,5 mL de água + 2mL de solução de 2,4 DNFH 2- 1,5 mL de solução de glicose 0,1M e 3,5 mL de água + 2mL de solução de 2,4 DNFH 3- 2,5 mL de solução de glicose 0,1M e 2,5 mL de água+ 2mL de solução de 2,4 DNFH 4- 3,5 mL de solução de glicose 0,1M e 1,5 mL de

Relacionados