Forense

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A incidência de obesidade vem aumentando de forma assustadora em todo o mundo, tanto em adultos como em crianças. Entre as explicações para este avanço estão às mudanças no estilo de vida e nos hábitos alimentares, em que se observa cada vez mais a procura pelos fast foods, assim como o incremento do consumo de alimentos industrializados ricos em colesterol e gorduras saturadas. Noentanto, definir o conceito de “vida saudável” não é uma tarefa fácil. Em linhas gerais, para se alcançar este ideal de saúde é preciso combinar alimentação equilibrada com atividade física frequente.

Relação entre saúde e alimento

O alimento é a condição única e essencial para a manutenção da vida. Sem uma alimentação em quantidade e variedade adequadas o organismo não se desenvolvecorretamente e nem dispõe de resistências (reservas nutricionais) para lutar ativamente contra doenças, conseqüentemente, além de contribuir para a morte e o envelhecimento precoce, também é a causa de um viver muito deficiente, sem saúde

Também há pessoas que comem demais, mas de modo incorreto e pouco variado. Elas podem ser obesas e, no entanto, padecerem de doenças relacionadas às carênciasnutritivas - a exemplo das descalcificações, gengivites, além de problemas dentários, na pele ou no ciclo menstrual, apresentarem maior susceptibilidade às infecções e sofrerem de hipertensão, arteriosclerose e diabetes. O importante é sempre ter em mente as dicas abaixo:

- Comer bem não é comer muito;

- Varie amplamente os alimentos, de tal maneira que o organismo receba todos os nutrientes deque necessita;

- Mantenha-se na margem do peso ideal para seu biótipo;

- Busque a sensação de bem estar físico, intelectual e emocional; e

- Não cometa repetidamente erros alimentares perigosos por excesso e desequilíbrio.

Alimentação adequada: explicação clara e precisa
Na dieta adequada não existem restrições alimentares: ela é composta de alimentos variados e deve suprir todas asnecessidades nutricionais do individuo. Deve ter aporte calórico adequado e a inclusão de todos os nutrientes em quantidades e proporções adequadas. Um dia alimentar adequado deve ser constituído de, no mínimo, três refeições (café da manha, almoço e jantar), com ou sem lanches intermediários sendo necessário, ainda, levar em conta o horário das refeições, que deve ser minimamente padronizado.
Alémde o aporte calórico ser adequado às necessidades do individuo, as calorias devem ser proporcionalmente distribuídas entre as refeições.
A adequação dos nutrientes deve ser considerada refeição por refeição; devem constar, em cada uma delas, alimentos dos grupos básicos (cereais, frutas e hortaliças, feijões, carnes e produtos lácteos).
O dia alimentar deve, ainda, resultar em proporçõesadequadas dos macros nutrientes, a saber: 55 a 65% do valor calórico total da dieta diária devem ser provenientes dos carboidratos; 10 a 15% das proteínas e 20 a 30% dos lipídios ou gorduras.

Nutrientes necessários ao bom desenvolvimento do organismo

1. Proteínas

Também chamadas de alimentos construtores, são responsáveis pela renovação e construção de tecidos, músculos, cabelos, unhas,produção de hormônios e participam da defesa do organismo na forma de anticorpos. As fontes de proteínas são: carne vermelha, frango, peixes, ovos, leite e derivados.
A quebra de proteína resulta em aminoácidos. Alguns aminoácidos são descritos como essenciais, pois o organismo não consegue produzi-los em quantidades suficientes, por isso, eles devem ser adquiridos através da alimentação. Osaminoácidos têm importância na síntese de vitaminas e de transmissores cerebrais como a serotomina.
Os alimentos ricos em proteínas são os de origem animal (carne vermelha, aves e peixes). Entre as leguminosas que apresentam teores significativos de proteínas estão os feijões, a soja, lentilha, ervilha, nozes e amêndoas.

2. Carboidratos
Também chamados de alimentos energéticos, são...
tracking img