Fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fordismo
Para alguns autores, fordismo é sinônimo de taylorismo; produção em massa, linha de montagem automatizada. A Ford representou, por décadas, um modelo quase perfeito de aplicação sistemáticae maciça dos conceitos tayloristas de organização da produção.
Mais do que isso, Ford soube compreender as características da sociedade americana da época e, desta forma, construiu uma história deenorme sucesso empresarial. O modelo fordista reconheceu o modo de organização e atuação dos sindicatos dos trabalhadores, utilizando políticas salariais ousadas como um elemento da sua estratégia.Ford conseguiu reduzir drasticamente os custos e melhorar radicalmente a qualidade, numa época em que o volume de produção era baixo e aumentos quantitativos não reduziam esses custos

O métodoadministrativo de Ford apresenta os seguintes traços fundamentais:

1 - racionalização Taylorista do trabalho, alto grau de especialização;

Ford levou às últimas conseqüências o emprego daracionalização Taylorista da produção em série, empregando a linha de montagem e a padronização das peças num grau inédito.
A divisão do trabalho em segmentos de tarefas repetitivas exigia uma direção bastanteautoritária e a imposição de Evolução do Pensamento Administrativo disciplina ao operário e, portanto, requeria uma pesada estrutura de controle/supervisão da produção.

A racionalização dotrabalho, o estudo e o detalhamento, à exaustão, de suas etapas componentes, redunda em exigir a presença de um homem alinhado com essa racionalização: o homem necessita estar psicologicamente adaptado àprodução fordista. Na fábrica, o trabalhador desenvolve atividades automáticas, maquinais, que exigem notável dispêndio de energia física; trata-se de se fazer um trabalho coisificante, repetitivo. OFordismo necessita também ganhar vida fora de fábrica e é preciso que os operários conservem um estado físico e psicológico para não prejudicar a primazia da produção.


2 - desenvolvimento da...
tracking img