Estudo do ethos sobre a paternidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SER PAI PODE SER UMA ESCOLHA, MAS SER FILHO É UM DIREITO: ESTUDO DO ETHOS SOBRE A PATERNIDADE.

[1]
[2]






RESUMO

No artigo ora apresentado, pretende-se, mediante uma abordagem interdisciplinar entre Direito e Análise do Discurso (AD), tecer algumas considerações acerca da construção do ethos na cena enunciativa do discurso jurídico concernente à paternidade. São considerados ospressupostos teóricos da AD francesa, bem como a concepção de ethos postulada por Maingueneau. É escopo deste estudo estabelecer um diálogo entre Direito e AD demonstrando, assim, os aspectos políticos e sociais da normatização da paternidade pela Constituição, e, com isso, provocar reflexões sobre as atribuições da família na sociedade atual e o tipo de proteção, que vem sendo efetivada medianteleis e políticas públicas, discutindo questões referentes à produção de verdades sobre a paternidade pelo discurso jurídico.
PALAVRAS CHAVES: Paternidade. Lei. Análise do Discurso

ABSTRACT

In article now submitted, it is intended, through an interdisciplinary approach between law and discourse analysis (AD), a few thoughts about the construction of ethos in the scene of example of legaldiscourse regarding the paternity. Are considered the theoretical assumptions of French AD, as well as the concept of ethos postulated by Maingueneau. Is the scope of this study to establish a dialogue between law and AD showing the social and political aspects of standardization of paternity by the Constitution, and thus cause reflections on the role of the family in today's society and the type ofprotection, which is being carried out by laws and public policies, discussing issues concerning the production of truths about parenthood by legal discourse.





1 INTRODUÇÃO

No presente artigo, procura-se, em termos abrangentes, refletir sobre a aptidão de conceitos como filiação, família, paternidade de institutos jurídicos, e confrontar com outros valores, que notadamente sãoaqueles ligados ao sentimento e ao afeto e, com isso, justificar as vantagens de uma abordagem interdisciplinar entre Direito e Análise do Discurso (AD).
A epistemologia jurídica denota a suma importância da linguagem no campo do Direito, uma vez que sua fonte de apreciação são as letras da lei, as quais passam por diferentes gestos interpretativos, sob o crivo tanto de quem as formulamquanto o de quem as analisa. Nessa perspectiva, serve-se, neste artigo, dos pressupostos teóricos da AD para buscar uma compreensão de como os textos jurídicos produzem sentido nos diferentes contextos que são evocados e como o ethos se configura, sendo ele, um elemento transmissor de significação por meio da corporalidade que é assumida em distintas cenas enunciativas.

2 O DIREITO E OS RUÍDOSNA COMUNICAÇÃO


A comunicação é uma característica inerente à sociedade e é por meio da linguagem que ela se concretiza, ela é entendida como um instrumento que viabiliza a comunicação. É impossível viver em sociedade e não se comunicar, pois toda e qualquer relação social que se trava com alguém é uma relação comunicativa, daí seu caráter irrefutável. Os conflitos sociais sãoresultados dos ruídos comunicacionais e a sociedade se apresenta como uma arena social, imersa a constantes conflitos, muitos desses considerados jurídicos. No entanto, vale ressaltar que nem todos os conflitos sociais são necessariamente, categorizados como conflitos jurídicos, uma vez que existem alguns que não são de interesses judiciais, tais como, conflitos religiosos, familiares, de modoparticular, dentre outros que surgem no seio da sociedade. Mas, se os conflitos jurídicos são uma espécie de conflitos sociais, logo, sua origem também corresponde aos ruídos na comunicação. Todo processo de comunicação gera uma expectativa que, quando frustrada, gera o conflito.
A ideia de que a função do Direito é solucionar os conflitos de caráter jurídico que surgem na sociedade é oriunda do...
tracking img