Fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Entre diversas outras teorias, o fordismo, conjunto de técnicas e normas elaboradas pelo norte-americano Henry Ford, destacou-se pela maximização da eficiência dos procedimentos fabris a partir dadécada de 1920 ao introduzir e consolidar o conceito de produção serializada em mercados estritamente homogeneizados. No entanto, as duas crises do petróleo e o advento de novas tecnologias na área damicroeletrônica e da informação durante a década de 1970 contribuíram diretamente para que a hegemonia do modelo fordista ruísse. A partir de então, as corporações teriam que admitir formas maisflexíveis de produção e investir continuamente em pesquisas tecnocientíficas para elaboração constante de novos produtos, ou o avanço dos já existentes.
A teoria de Ford foi responsável pela eficiênciaeconômica das fábricas por pelo menos meio século. Esse modelo de produção, conhecido como fordismo, exigia duas operações básicas: verticalização e especialização. A primeira estipulava que a fábricaorientasse seu crescimento de acordo com sua atividade principal, buscando a auto-suficiência. Para tanto, admitia-se inclusive a implantação de sistemas de transporte e de geração de energia próprios.Por seu turno, a especialização consistia na produção em massa de bens padronizados orientando-se pelo trabalho especializado e pela aplicação de tecnologia que viabilizasse maximizar a produtividadedos operários. A utilização de tais dispositivos foi possível somente após a instituição das revoluções Industrial e da Produtividade.
A grande contribuição da Revolução Industrial para o fordismo foiconverter as técnicas misteriosas de trabalho do artesão em conhecimento, isto é, transformar segredo em metodologia. A velocidade do avanço tecnológico a partir de então exigiu uma demanda porcapital muito além das posses dos artesões das pequenas oficinas do território europeu. Então, a produção concentrou-se sob um só teto, as fábricas. A Revolução da Produtividade, por sua vez, conferiu...
tracking img