O trabalho na sociedade oderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Com o avanço da humanidade, passou a ser necessário que se crie empregos e isso se impulsionou com a Revolução Industrial, com isso grandes empresários começaram a explorar seusoperários por vários motivos, como a grande demanda de produtos, ganancia de querer e etc.
A partir desses acontecimentos, o proletariado passou a exigir direitos, tanto trabalhistas, quanto humanos.Conseguiram seus benefícios com paralização e destruição de maquinas que auxiliavam nos no trabalho.
Os anos foram passando, e ainda nos dias de hoje, existem operários trabalhando em locais desumanos comopedreiras e carvoarias. Tais situações chamaram a atenção de muitas pessoas, no qual Durkheim e Marx colocaram no papel, como funciona o trabalho na sociedade moderna, no qual suas obras foramreferencias deste trabalho.

Karl Marx e a divisão social do trabalho: A divisão social do trabalho acontece no processo de desenvolvimentos da sociedade.
Divisão: trabalho rural (agricultura) e trabalhourbano (comércio e indústria). Quem administra (diretor ou gerente) e quem executa (operário). O trabalho gera divisão de classes. O proprietário das máquinas precisa de um operador e o trabalhadorpassa a ser um operário das máquinas que recebe o seu salário.



Relação dois iguais: relação entre o proprietário da mercadoria mediante a compra e venda da força de trabalho.O trabalhador fica subordinado à máquina e ao seu proprietário.
Mais valia: o trabalhador é contratado para 8h / o capitalista precisa de apenas 4 ou 5h para ter lucro / as horas restantes está adisposição do capitalista que não paga este excedente / o operário não recebe pelo que produziu /
Acumulação de capital: As horas de trabalho não pagas, acumuladas e reaplicadas no processo produtivo,vão fazer com que o capitalista enriqueça rapidamente, ele se apropria da força do trabalhador.

“Se percebendo explorado e miserável,...
tracking img