Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
03/03/13

aula_01_sociedade_direito_e_cidadania

AULA 01- INDIVÍDUO E SOCIEDADE
Autoras: S ônia Margarida Bande ira Ce rque ira e Raque l Mattoso Matte di

“ A história de todas as sociedades existentes até hoje, tem sido a história da luta de classes.“ K. Marx
Olá!

Estamos iniciando o curso de Sociedade, Direito e Cidadania. Esta disciplina vai proporcionar o conhecimento da sociedadee das relações entre esta e o indivíduo, as conexões entre direitos individuais e coletivos e a realidade em que vivemos, onde essas conexões ganham sentido e nos dão a condição de cidadãos. Esta aula introduz os principais conceitos teóricos para que possamos entender as relações sociais que se estabelecem no cotidiano e que constroem os nossos valores, hábitos e comportamentos, formando a nossaidentidade e a nossa cidadania. A disciplina tem por objetivo proporcionar uma visão crítica e humanística da realidade, e uma reflexão sobre as ações e fatos do cotidiano, as formas de comportamento individuais e coletivas, a nossa própria situação nesse contexto, o comportamento do outro e dos grupos sociais que interagem na sociedade.

RELAÇÕES SOCIAIS
O homem é um ser social, ou seja, viveem conjunto com outros seres humanos, estabelecendo relações sociais. A interação social são as relações que os seres humanos mantêm entre si, para a resolução de problemas práticos do cotidiano, que vão desde a satisfação das necessidades básicas até as mais complexas, científicas e filosóficas. Portanto, a interação envolve o contato social de um ou mais agentes que, ao interagir, revelam umarelação de reciprocidade e um processo social fundamental, ou seja, a comunicação. Essas relações que partem do indivíduo para o grupo e a sociedade são os contatos sociais. Uma pessoa que não mantém contatos sociais e não se comunica, não assimila os padrões de comportamento da sociedade. Nesse sentido, sugerimos que você assista aos filmes o “Enigma de Kaspar Hausen” e” Neil”, emblemáticos para oentendimento dessa situação social. Os personagens são criados em isolamento, vida selvagem, e, depois, voltam à civilização. Como não aprenderam a linguagem nem os comportamentos próprios do ser humano, não conseguem se comunicar e passam por um longo processo de adaptação à sociedade e ao convívio humano. Quando uma pessoa entra em contato com outra, por exemplo, o professor com os alunos emsala de aula, estabelece-se uma relação social, através da comunicação. O comportamento dos alunos vai sofrer modificações em função da influência do professor e vice-versa. Uma aula nunca é a mesma de uma turma para outra. As reações entre aluno e professor diferem, a depender das reações e expectativas do grupo.
www.ead.unifacs.br/moodle/file.php/6991/aulas20122/aula_01_sociedade_direito_e_cidadania.html 1/11

03/03/13

aula_01_sociedade_direito_e_cidadania

Na figura a seguir, vemos uma sala de aula em que a professora está interagindo com os alunos, numa situação de socialização, onde acontece a influência recíproca e a comunicação num processo social de aprendizagem.

Figura 1 - A sala de aula é uma situação social de inte ração e socialização Fonte : Rodrigo O.S anche z -http://commons.wikime dia.org/wiki/File :S ala_de _aula.JPG

Todavia, nem todo contato físico estabelece uma relação social. Duas pessoas sentadas juntas no ônibus não estão em interação social. Não há comunicação, nem reciprocidade, nem a influência de uma sobre a outra. Cristina Costa assim define a interação:
Temos interação social portanto quando um sujeito - o ego- age considerando nãoapenas as suas condições individuais - motivos, valores e fins – mas também do outro –alter- com o qual interage e de quem depende o resultado de sua ação. (COSTA, 1997, p. 408)

Na sociedade, distinguimos também as relações sociais que pressupõem dois ou mais agentes. Estabelece-se uma interação social, uma relação de reciprocidade, na qual influenciamos e somos influenciados pela ação do outro....
tracking img