Ciencias naturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho para compensação de ausência - 4° Semestre
Disciplina – Conteúdos e Metodologias de Ciências Naturais

“Este desenvolvimento do ser humano, que se desenrola desde o nascimento até amorte, é um processo dialético que começa pelo conhecimento de si mesmo para se abrir, em seguida, a relação com o outro. Neste sentido, a educação é antes de mais nada uma viagem interior, cujas etapascorrespondem as da maturação
contínua da personalidade (...)” (DELORS, 1988, p.82)

O início da educação brasileira foi promovida pelos jesuítas, porém estes rejeitavam as ciências naturais,preferiam o ensino humanista e abstrato voltado para fé.
Com a expulsão dos jesuítas do Brasil (período Pombalino), a educação ficou muito precária, reduzindo-se à quase nada. A educação primária tornou-segratuita com a promulgação da 1ª Constituição. Neste período, o ensino religioso que era obrigatório, passou a ser obrigação somente da família.
Nesta mesma época o ensino de ciências passou a serobrigatório nas séries iniciais, contribuindo assim, para o desenvolvimento intelectual da criança. Eram da seguinte forma: professor transmitia e o aluno repetia, não se acreditava na construção doconhecimento e sim, que o conhecimento era transmitido.
Nos dias atuais é cobrado dos alunos criatividade, dinamismo, porém não lhes aplicam atividades e não há oportunidade para que isto ocorra. Aescola por ter grande importância na formação do individuo precisa rever seu papel. Alguns valores históricos apresentados não podem ser mantidos.
É preciso que a educação conscientize o cidadão sobresuas responsabilidades e deveres na busca da solução para vários problemas.
Para que se alcance tais objetivos é necessário que se reformule o ensino de ciências. Isso também exige na mudança depostura do professor, que deverá inserir em suas aulas, situações em que os alunos, dialoguem, debatam... Os problemas diários, sociais, precisam estar em alta.
Não se deve deixar os conteúdos de lado,...
tracking img