Fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este trabalho relata a evolução do pensamento administrativo no que diz respeito a três importantes momentos. Visa descrever com maior ênfase o modelo de produção em massa defendido por Henry Ford, o sistema Toyota de produção, fruto de uma adaptação as necessidades de um país em um período pós guerra até a consolidação de empresas vistas como flexíveis.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 51.1 Objetivos Gerais 5
1.2 Objetivos Específicos 6
1.3 Justificativa 6
2 METODOLOGIA 7
3 MODELO FORDISTA DE PRODUÇÃO 8
3.1 Contexto Histórico 8
3.2 O movimento da administração científica 9
3.3 Fordismo 10
3.4 Fordismo em crise 11
4 O MODELO TOYOTA DE PRODUÇÃO 13
4.1 Contexto Histórico 13
4.2 Toyotismo 15
5 FORDISMO X TOYOTISMO 18
6 PRODUÇÃO MODULAR VOLKSWAGEN 21
7 ORGANIZAÇÕESFLEXÍVEIS 24
8 CONCLUSÃO 28
9. REFERÊNCIAS 29


1 INTRODUÇÃO

Henry Ford, visando desenvolver um modelo popular e padronizado de automóvel, com baixo custo de produção e manutenção, lança em 1908 o modelo “Ford T”. Revoluciona a produção antes vista como artesanal e passa a produzir em massa o primeiro automóvel considerado popular,já que antes do lançamento deste, carros eram considerados artigosde luxo. Assim, foi criada a primeira linha de montagem móvel, a qual, graças a imposição da época, sofre alterações em seu modelo de produção.
O Japão, diante da crise ocasionada pelo término da Segunda Guerra Mundial, sente a incapacidade de utilizar o modelo de produção Fordista-Taylorista presente nas indústrias da época. Enxerga a utilização abundante de recursos como sendo um desperdíciode capital humano e material, não uma medida de prevenção para qualquer eventual emergência como era vista por Ford. Produzir mais em menos tempo não era mais o foco dos japoneses, a produção enxuta visando atender as necessidades específicas do mercado passou a ser prioridade dentro do modelo que estava sendo desenvolvido, o modelo Toyota de produção.
A preocupação em adaptar-se às condiçõesimpostas pela época marca a evolução de uma produção mecanizada para um modelo capaz de acompanhar as mudanças de um mercado globalizado. O Toyotismo inicia uma produção considerada flexível fornecendo suporte às organizações atuais para aperfeiçoaremmétodos que possibilitassem o acompanhamento das alterações contínuas sofridas pela economia.

1.1 Objetivos Gerais

Analisar a evolução dopensamento administrativo com ênfase nos modelos fordista e toyotista de produção até as organizações flexíveis.

1.2 Objetivos Específicos

a. Analisar o modelo fordista de produção.
b. Analisar o modelo Toyota de produção.
c. Levantar diferenças entre o modelo fordista e o modelo Toyota de produção.
d. Utilizar de exemplo a fim de retratar novo modelo de produção automobilística.
e. Analisar ocomportamento das organizações flexíveis.

1.3 Justificativa

O tema “De Ford às organizações flexíveis” despertou interesse nos autores deste trabalho poisos mesmos viram a oportunidade de, através da pesquisa bibliográfica, não só aperfeiçoar o conhecimento sobre a história da administração, mas também observar a evolução do pensamento administrativo desde Ford até os dias atuais.

2METODOLOGIA

O trabalho apresentado tem por finalidade analisar as contribuições dos modelos fordista e toyotista de produção até a consolidação das empresas vistas como flexíveis, passando pelos novos modelos de produção. Este é resultado de uma ampla pesquisa bibliográfica feita na biblioteca da Universidade Federal de Santa Catarina e em artigos acadêmicos e cientìficos retirados da internet.
Combase nas literaturas coletadas, o texto discorrido deu enfoque aos três momentos de produção citados acima tentando, de forma clara e objetiva, explicar os mesmos e suas transições. Foi utilizado de exemplos práticos a fim de melhorar a compreensão do leitor.


3 MODELO FORDISTA DE PRODUÇÃO

3.1 Contexto Histórico

Henry Ford, pioneiro da produção em massa, nasceu no ano de 1863 na...
tracking img