Fordismo e toyotismo

Páginas: 2 (412 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2011
FORDISMO

Idealizado pelo empresário estadunidense Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company, o Fordismo é um modelo de Produção em massa que revolucionou a indústria automobilísticana primeira metade do século XX. Ford utilizou à risca os princípios de padronização e simplificação de Frederick Taylor e desenvolveu outras técnicas avançadas para a época. Suas fábricas eramtotalmente verticalizadas. Ele possuía desde a fábrica de vidros, a plantação de seringueiras, até a siderúrgica.
Ford criou o mercado de massa para os automóveis. Sua obsessão foi atingida: tornar oautomóvel tão barato que todos poderiam comprá-lo.
Uma das principais características do Fordismo foi o aperfeiçoamento da linha de montagem. Os veículos eram montados em esteiras rolantes quemovimentavam-se enquanto o operário ficava praticamente parado, realizando uma pequena etapa da produção. Desta forma não era necessária quase nenhuma qualificação dos trabalhadores. Outra característica é a deque o trabalho é entregue ao operário, em vez desse ir buscá-lo, fazendo assim a analogia à eliminação do movimento inútil.
O método de produção fordista exigia vultuosos investimentos e grandesinstalações, mas permitiu que Ford produzisse mais de 2 milhões de carros por ano, durante a década de 1920.
O Fordismo teve seu ápice no período posterior à Segunda Guerra Mundial, nas décadas de 1950e 1960, que ficaram conhecidas na história do capitalismo como Os Anos Dourados. Entretanto, a rigidez deste modelo de gestão industrial foi a causa do seu declínio. Ficou famosa a frase de Ford, quedizia que poderiam ser produzidos automóveis de qualquer cor, desde que fossem pretos. O motivo disto era que com a cor preta, a tinta secava mais rápido e os carros poderiam ser montados maisrapidamente.
A partir da década de 70, o Fordismo entra em declínio. A General Motors flexibiliza sua produção e seu modelo de gestão. Lança diversos modelos de veículos, várias cores e adota um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fordismo e Toyotismo
  • Fordismo e Toyotismo
  • Fordismo e toyotismo
  • fordismo e toyotismo
  • Fordismo e toyotismo,
  • Toyotismo e Fordismo
  • Fordismo Toyotismo
  • fordismo toyotismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!