Fontes de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Neste presente trabalho abordaremos acerca de fontes de dados demográficos, é muito importante falar deste assunto na cadeira de Demografia, os textos introdutórios de demografia sempre começam com um capítulo sobre fontes de dado, pois a Demografia tem se caracterizado mais pelo desenvolvimento de técnicas de análise, para descrever quantitativamente como as populações setransformam, do que pelo esforço teórico de explicar tais transformações. Maior parte da Demografia formal dedica-se exclusivamente à crítica e correcção de dados empíricos. Por outro lado, o dado demográfico tem aplicações práticas importantes para fins de planeamento (projecção de números de crianças em idade escolar ou trabalhadores em idade de aposentar-se), de diagnóstico (níveis da mortalidadeinfantil, materna, e muito mais.), de avaliação de programas e estudos socio-económico sem geral (pobreza, desemprego, moradia, nível de escolaridade, entre outros.).
Portanto, observação e a descrição não é a única particularidade que caracteriza o uso de dados na demografia. A própria natureza da observação distingue a demografia de muitas outras ciências empíricas, pois as ciências naturais,baseiam-se no método experimental, a demografia compartilha com as demais ciências sociais a limitação de que os fenómenos que constituem o seu objecto de estudo normalmente não podem ser induzidos pelo pesquisador. As vezes, o demógrafo precisa basear suas inferências na observação sistemática de acontecimentos que ocorrem fora da sua sala de trabalho e independentemente da sua vontade.
Entretanto, odado demográfico também costuma ser distinto do dado antropológico ou sociológico. Tendo em vista que o antropólogo ou sociólogo raramente tem a oportunidade de estudar todo o universo ao qual suas teorias se referem, ele frequentemente possui maior liberdade para levantar dados sobre os aspectos relevantes do seu objecto de estudo, através de entrevistas ou levantamentos, aplicados a amostrasrelativamente pequenas. A informação que se produz para realizar os estudos de demografia e saúde prove de diferentes fontes. A mais usada é o senso da população que proporciona a estrutura da população (fluxo e variável de estoque) e permite determinar as necessidades básicas do serviço de saúde, por outro lado, estão os registos de factos vitais (variáveis de fluxos) que permite conhecer a fecundidadepara estimar os serviços de maternidade assim como os óbitos para estimar os níveis de mortalidade.

Objectivos
Geral
• Identificar as principais fontes de dados demográficos
Especifico
• Indicar a importância e utilidade de fontes de dados demográficos
• Analisar as vantagens e desvantagens de cada fonte de dado demográficos
• Caracterizar cada tipo de fonte de dado demográfico
•Descrever as finalidades das fontes de dados demográficos

Metodologia
Para realização deste trabalho consistiu na recolha de infirmação das diferentes obras bibliográficas de acordo com o tema tipos de Fontes de Dados Demográficos. Podemos afirmar também que tivemos como método a revisão de literatura concernente ao tema, em seguida discutimos acerca do tema ate chegar a um consenso da digitaçãodo trabalho. As obras serão bem explícitas na referência bibliográfica.

Fontes de Dados demográficos
Principais tipos de fontes de dados demográficos
De acordo com ARAÚJO, Ana Rosa, (2001) os principais tipos de dados demográficos são:
* Censo Demográfico;
* Registos civis ou sistema de estatísticas vitais;
* Levantamentos especiais ou inquéritos;
* Registo contínuo.1.Censo demográfico
De acordo com CARVALHO, Ana Pires APUD ARAÚJO, Ana Rosa (2001, p 29), Censo demográfico é um processo de colecta, processamento avaliação, analise e divulgação de dados demográficos, económico, e sociais referentes a todas pessoas dentro de um país ou de uma parte bem definida num momento específico. É uma operação de contagem que permite conhecer o volume e as...
tracking img