IDENTIFICANDO FONTES DE DADOS NOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO SUS PARA A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DAS INFECÇÕES HOSPITALARES.

4050 palavras 17 páginas
IDENTIFICANDO FONTES DE DADOS NOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO SUS PARA A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DAS INFECÇÕES HOSPITALARES.

Sandra Suzana Prade1 e Miguel de Murat Vasconcellos2
Escola Nacional de Saúde Pública-Departamento de Administração e Planejamento em Saúde- Fundação Oswaldo Cruz-RJ Resumo
O trabalho analisa os Sistemas de Informações ativos do Sistema Único de Saúde (SUS) e suas regulamentações, buscando fontes de dados secundários para o preenchimento de um Formulário Mínimo de Vigilância Epidemiológica das Infecções Hospitalares (FMVEIH), o qual é composto a partir do instrumento já utilizado em um estudo brasileiro desta área, e atualizado de acordo com a legislação que atualiza as diretrizes do Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH) no Brasil.
O FMVEIH é composto dos campos de identificação do paciente e de seus dados clínicos como: diagnósticos; datas de internação, saída ou óbito; procedimentos invasivos de risco para IH; tipos de IH por topografia e microrganismos causadores; antibióticos usados, febre, infecção comunitária e informações complementares que são úteis na análise e classificação das infecções e sua origem.
Dentre os sistemas analisados, os melhores subsídios foram encontrados no Sistema de Gerenciamento Hospitalar (HosPUB); no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) e nas Portarias do Ministro da Saúde que modificam ou complementam este último.
Conclui-se que estes Sistemas são inaptos em fornecer os dados necessários ao preeenchimento completo do Formulário Mínimo proposto, mas fornecem campos que, incorporados à este Formulário podem gerar compatibilizações e interfaces entre si. Isto se forem adotados os padrões definidos pela Rede Interagencial de Informações para Saúde (RIPSA), Systematized Nomenclatures of Medicine (SNOMED) ou outros.
A constatação justifica a necessidade da criação de um sistema de informações exclusivo para o PCIH, com característica modular, compatível com o futuro

Relacionados