Fonetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nomes: Malena Oliveira, Amanda Carvalho e Maria Eulaila
Curso: Letras – 2 “A” Data: 07/12/2012 Disciplina: Fonética

RESENHA CRÍTICA

Maia, Eleonora Albano da Motta.
No reino da fala: alinguagem e seus sons /
Eleonora Albano da Motta Maia. – São Paulo:
Ática. 1985.

(Série fundamentos)
1. Fala
2. Sons
3. Entre o físico e o psicológico

Capitulo 1:
          No capitulo inicialhá uma visão geral, o autor aborda com uma pergunta sobre como seria o mundo sem linguagem, logo mostra que provavelmente não, pois a linguagem tem a sua importância na vida humana. A linguagem fazcom que o ser humano através da fala exerça a escrita, mas nem todos entendem a mesma língua e acabam formando um elo de comunicação.
Aprendemos que por linguagem podemos entender muitas coisas em quecostumamos privilegiar algumas delas no uso cotidiano. Então podemos mergulhar a fundo na nossa curiosidade sobre a fala, sem temer que a linguagem se turve ou desapareça. Entre extremos dacomputação e da arte, estão as chamadas línguas naturais, isto é, aquelas que, como o português, o Inglês, o Chinês, se apresentam inicialmente, no individuo ou na sociedade, sob forma falada. A pronúncia dequalquer enunciado poderá variar também com a procedência regional e social do falante, com as suas características individuais e até com as suas disposições momentâneas. A fonética estuda os sons que,dentre aqueles que o aparelho vocal humano pode produzir, são passíveis de ser usados na comunicação lingüística. Na fala como no mundo, nenhum som é exatamente idêntico a outro.
O behaviorismo vê oindividuo como um receptor passivo de estímulos que aprende por imitação e repetição uma forma de empirismo tão radical quanto simplismo.
A isso Chomsky respondeu com a demonstração de que a sintaxedas línguas naturais é tão complexa e ambígua que seria impossível aprende-la sem uma inteligência ativa capaz de discernir entre as varias interpretações possíveis de uma mesma sentença....
tracking img